A nova solução chamada monolayer desenvolvida para a linha de leites UHT resulta em uma embalagem de cor e camada única 100% sustentável e reciclável. Esta tecnologia já foi adotada pela Leite Jussara e busca atender as necessidades do consumidor e do meio ambiente, viabilizando ainda mais o consumo responsável de leites no Brasil.
As novas embalagens possibilitam o chamado ciclo “back to bottle” em que a reciclagem volta para a própria garrafa, tornando o processo de reciclagem mais fácil do que outras soluções já existentes no mercado. “São necessários menos estágios de separação para que ela volte a ser uma garrafa novamente utilizável”, explica o diretor geral da Plastipak, Dinis Mota.
No Brasil, 51% das embalagens PET são recicladas, segundo o Censo da Reciclagem do PET de 2016 e nas empresas a preocupação com o meio ambiente está sempre em pauta. Para o setor de embalagens o tema se tornou um dos principais direcionamentos na hora de inovar e melhorar os produtos do mercado.
A nova tecnologia foi apresentada na Feiplastic, um importante evento para o setor que aconteceu de 03 a 7 de abril no Expo Center Norte em São Paulo. Com resultados favoráveis à natureza e para as futuras gerações, o ciclo conta com a participação de todos os elos do sistema para promover esse reuso: Plastipak, que desenvolve a embalagem; Leite Jussara, que envasa; e a empresa de reciclagem GlobalPET que transforma em PCR (material resultante da reciclagem do pet que passa por um processo validado de descontaminação) e comercializa para reutilização.
Cerca de um terço do faturamento de toda a indústria brasileira de garrafas PET provém da reciclagem. “A sustentabilidade está intrínseca em todas as ações da companhia, assim como a inovação”, afirma Dinis. Para ele é importante evoluir junto com as necessidades dos consumidores e do planeta. “Por esse motivo, a Plastipak é uma empresa B2C2B, que significa primeiro entender as necessidades do mercado consumidor para depois desenvolver e conceber as melhores soluções que atendem as necessidades de toda a cadeia”, finaliza.
Sobre a Plastipak
A Plastipak é uma empresa referência em qualidade e tendências de embalagens plásticas rígidas no desenvolvimento de preformas, frascos e potes em resina PET e HDPE. Oferecendo soluções completas e inovadoras para os mercados de bebidas, alimentos, higiene pessoal e limpeza, industrial e automotivo, a Plastipak possui tecnologias exclusivas, tais como o PET Barriers, Thermoshape, DirectObjectPrint e Diamond Clear.
Líder em inovações para a indústria de embalagens, com mais de 1.000 patentes ao redor do mundo, a empresa opera em mais de 43 fábricas, em 5 continentes. Com uma área de desenvolvimento e inovação exclusiva para o Brasil, os clientes Plastipak contam com a tradição e confiança de uma empresa global que completa 50 anos de mercado no próximo ano e com a dedicação e exclusividade do atendimento de um time local. Mais que uma solução completa em embalagens, a Plastipak cria produtos que inspiram escolhas e promovem soluções que envolvem marcas e corações. A Plastipak foi fundada em 1967 e está sediada em Plymouth, Michigan.
Informações adicionais podem ser encontradas no site: www.plastipak.com
Sobre a Usina de Laticínios Jussara
Empresa fundada em 1954, a Usina de Laticínios Jussara conta com fábrica sede em Patrocínio Paulista (SP) e unidade industrial em Araxá (MG). A sua sólida estrutura conta ainda com 25 postos de captação de leite nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, que recebem leite diariamente de 4.000 produtores rurais exclusivos.
A Jussara é marca líder em vendas de leite UHT no estado de São Paulo, e quinto colocado no mercado nacional, segundo pesquisas publicadas APAS (Associação Paulista de Supermercados) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e realizadas por Kantar World Panel e ACNielsen.
Sobre a Global PET
A Global PET Reciclagem S.A. é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia para o aprimoramento do mercado de PET Reciclado. Oferece produtos com grau de pureza igual ao alcançado pelas mais tradicionais empresas de reciclagem de PET no Mundo.
A história da Global PET teve início em 1999 com um projeto de reciclagem desenvolvido por dois estudantes de engenharia de materiais da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.
Em 2008 a Global PET adquire seus primeiros dois reatores de pós-condensação, após instalados, já em janeiro de 2010 a Global PET conquista sua “Carta de Não Objeção” #133 do Food and Drug Administration, o FDA americano. Nunca antes uma empresa havia conseguido essa certificação no Brasil dispondo de tecnologia própria. Essa certificação abrange o uso de 100% de resina PET-PCR da Global PET para contato com qualquer tipo de alimento, com envase a frio ou quente. Com essa certificação o produto da Global PET atende à legislação de diversos países para o uso de PET-PCR em contato direto com alimentos. Após mais investimentos em qualidade, controles, estrutura industrial e processo, a Global PET garantiu ainda no ano de 2012, ao mercado nacional de resina PET-PCR aproximadamente 1.200 toneladas mensais de produto de excelente qualidade e certificação do FDA.
Em 2014 a Global PET assegura o registro da sua resina PET-PCR grau alimentício na ANVISA, entrando assim no mercado de frascos para contato direto com alimento e inicia a aplicação de sua capacidade de produção para 1.800 toneladas mensais.
A vocação da empresa para a inovação resultou na ampliação da linha de produtos, participação em diversos projetos de desenvolvimento de frascos PET-PCR e na melhoria contínua da qualidade de seus produtos, garantindo ótimo atendimento às necessidades dos clientes e parceiros.