Indústria alimentícia: a importância dos adesivos em food safety

Soluções inovadoras para vedação e conservação de alimentos, como iogurte, cereais e salgadinhos são essenciais para esse segmento

 A Henkel, líder e referência mundial no segmento de adesivos, destaca-se também no mercado alimentício com os avanços tecnológicos e os benefícios oferecidos às embalagens fornecidas para as indústrias desse segmento. A adesivagem é essencial para garantir uma vedação eficiente, proporcionando praticidade, segurança e qualidade aos produtos alimentícios, evitando qualquer tipo de deterioração.

Para realizar esse processo e assegurar a integridade dos alimentos desde o armazenamento até o consumo, a Henkel utiliza três tipos principais de adesivos: hotmelt, base água e poliuretanos, que proporcionam praticidade e eficiência em diversos tipos de aplicação, seja em embalagens que tenham contato direto ou indireto com alimentos.

Os adesivos hotmelt, por exemplo, são amplamente utilizados para fechar caixas, como as de panetone, colomba pascal e bolos, garantindo vedação e segurança durante o transporte e armazenamento. Já os adesivos à base de água são empregados na rotulagem e em canudos de papel, proporcionando uma fixação eficaz e de fácil remoção. Além disso, ainda existem os adesivos de poliuretano, ideais para o plástico laminado de salgadinhos, assegurando uma selagem resistente e duradoura, sem interferir no produto.

“A globalização da indústria alimentícia nos incentiva a construir, de forma mais ampla, embalagens seguras, colaborando com diversos públicos, indo desde os donos de fábrica até os comerciantes e consumidores. Na Henkel, entendemos a importância dos adesivos e trabalhamos de forma direta com o mercado para melhorar a segurança e a sustentabilidade desses itens”, pontua Guilherme Villares Barbosa, gerente de desenvolvimento da Henkel.

A maior parte dos produtos é fabricado no Brasil, seguindo as normas e recomendações da Anvisa. Cada alimento possui as suas peculiaridades e os adesivos da Henkel são desenvolvidos com o mais alto nível de exigência, garantindo a segurança dos alimentos e dos consumidores. A empresa também se destaca por atender às necessidades específicas dos clientes, como, na planta em Jundiaí, onde a empresa conta com uma estrutura de laboratório para aplicação de adesivos para embalagens de chocolate, bolachas, bolos, entre outros, para testes e desenvolvimento de soluções personalizadas.

Além disso, a empresa está comprometida com o desenvolvimento de produtos sustentáveis, priorizando a redução do impacto ambiental. Um exemplo disso é a linha TECHNOMELT®, SUPRA ECO, com até 98% de matérias-primas de fontes renováveis, contribuindo para uma indústria mais sustentável e responsável.

Sobre a Henkel

Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança, especialmente nos segmentos de cuidados capilares e com a casa, em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. No ano fiscal de 2023, a Henkel registrou vendas de mais de 21,5 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,6 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. A sustentabilidade sempre foi um tema presente na Henkel, com a definição de uma estratégia clara e metas específicas. Fundada em 1876, a Henkel emprega equipes diversificadas com cerca de 48.000 pessoas em todo o mundo unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations”.

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 68 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com cerca de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2023, a Henkel alcançou um crescimento orgânico de vendas de 4,2%. Na América Latina, as vendas foram de 1, 681 milhões de euros, o que representa 8% do total do grupo.