A Dow, empresa do setor químico, e a Adecol, empresa paulista fabricante de adesivos industriais, se uniram para trazer ao mercado de embalagens de supercongelados, bebidas e cartuchos plastificados uma inovação em adesivos: o Performelt CQ-4135. A solução, baseada na tecnologia AFFINITY, da Dow, é capaz de reduzir em 30% os custos de desenvolvimento quando comparado às opções disponíveis no mercado já que proporciona maior velocidade de empacotamento e menor desperdício. Este caso de sucesso de colaboração entre Dow e Adecol foi apresentado durante a Feira K 2016, o maior evento de plásticos do mundo e que aconteceu na Alemanha entre os dias 19 e 26 de outubro.
Para viabilizar a inovação e possibilitar à Adecol o fornecimento de um adesivo com desempenho técnico aprimorado, a Dow empregou uma tecnologia inovadora no mercado de adesivos utilizada no Performelt CQ-4135, o AFFINITY GA. A nova resina oferece melhor estabilidade térmica e menor oxidação da formulação adesiva. Entre os benefícios associados estão o menor desgaste e temperatura de aplicação mais baixa, além de demandar manutenções menos frequentes, o que também colabora para a redução final de custos de até 30%.
Os adesivos Hot Melt possuem um potencial de crescimento no mercado global e a Dow está sempre em contato com os clientes para entender suas necessidades. Assim, o desenvolvimento do Performelt CQ-4135, busca oferecer a este mercado crescente uma solução que atenda às demandas por maior segurança alimentar, melhor destaque na gôndola, redução de custo e sustentabilidade, ao diminuir o consumo energético, de água e de matérias-primas. Assim, o adesivo Performelt CQ-4135 é resultado do conhecimento científico robusto da Dow e sua tecnologia exclusiva, aliado à interpretação que a Adecol realizou das necessidades do mercado, considerando o clima e as principais características das indústrias nacionais.
“O resultado positivo obtido pela Adecol com o uso na nossa tecnologia AFFINITY GA, é mais um exemplo do modelo de trabalho em colaboração adotado pela Dow com seus clientes com o objetivo de acelerar a inovação para o mercado”, diz Carlos Echague, gerente de Marketing de Elastômeros para a América Latina. “Acreditamos que, por meio destas parcerias, possamos expandir nossa atuação no mercado de adesivos fomentando o desenvolvimento do setor”.
A nova tecnologia permite elaborar embalagens de cartuchos com diversas características de tratamento e propiciando melhor acabamento e fixação. Com isso, a Adecol busca ampliar o alcance da sua linha de adesivos e trazer aos clientes um diferencial de alta qualidade em Hot Melt. “Nós dividimos nossas expectativas com a Dow que aceitou o desafio. Trabalhando em conjunto para atingir o objetivo de desenvolver um adesivo com o melhor desempenho possível para uma ampla gama de aplicações em embalagens”, afirma Ana Julia Kiss, diretora Industrial da Adecol.