Editorial – 67 anos do JORNAL DE PLÁSTICOS

EM 09/072023, ESTAREMOS comemorando 67 anos da fundação do JORNAL DE PLÁSTICOS! Sentimos muito orgulho desse acontecimento, pois, nossa publicação sobre o setor plástico é pioneira no Brasil. Temos a certeza de que, seu Diretor Fundador, o jornalista Ataliba Belleza Chagas (já falecido) estaria orgulhoso com mais um aniversário do JP, fundado em 1956.

DESSA VEZ, diferentemente de um ano atrás, quando estávamos preocupados com as atitudes do, então, ocupante do Palácio do Planalto, nossos olhos estão voltados para  o grande número de matérias que estamos publicando, nessa edição, que se referem a  necessidade da reciclagem dos plásticos e dos cuidados com o meio ambiente.

SEGUE A RELAÇÃO dessas matérias: “No Dia Mundial do Meio Ambiente, Termotécnica comemorou a logística reversa e reciclagem de EPS/Isopor* do equivalente à área de 10 estádios do Maracanã”; “Cinco mitos e verdades sobre a reciclagem do plástico”; “Plástico substitui matéria prima animal e se populariza na indústria musical”; “Parceria cria embalagem sustentável de sabão em ´pó”; “Plastiweber ganha, pelo segundo ano consecutivo, principal prêmio do setor mundial de embalagens”; “Seco segue rumo a um futuro sustentável e adere ao uso de embalagens recicláveis”; “Semana do Meio Ambiente destacou a atuação dos setores para o combate à poluição plástica”.

ISSO DEMONSTRA, de maneira cabal, que hoje, mais do que nunca, o meio ambiente tem que vir em primeiro lugar. Por outro lado, não podemos duvidar que sem o material plástico estaríamos numa situação muito pior. Basta ler, por exemplo, a matéria acima citada: “Plástico substitui matéria prima animal e se populariza na indústria musical” .

ACREDITAMOS, POIS, que no ano que vem, na comemoração de nosso 68º aniversário, o plástico deverá estar num patamar ainda mais condizente como agente “preservador de espécies ameaçadas de extinção”, como declarou Rica Mello que encabeça o projeto Plástico Amigo, junto a outros membros do mesmo.

FINALIZANDO, gostaríamos de agradecer a todos vocês, leitores, amigos, companheiros de sempre nessa nossa jornada, que tem por objetivo incentivar o uso correto dos plásticos como agente importante na melhoria da qualidade de vida de todos nós!