Água Hélios, em parceria com Plastipak, reduz consumo de plástico em 200 toneladas por ano

Com foco em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a nova embalagem garante menor consumo de matéria-prima e de combustível durante o transporte

A conscientização com o meio ambiente tornou-se vital. Por isso, a Hélios, empresa de água mineral sediada na zona da Mata em Minas Gerais, e a Plastipak, referência em qualidade e tendências no setor de embalagens, desenvolveram uma garrafa mais leve, que proporcionará redução no consumo de plástico em 200 toneladas anuais. Com a quantidade de material economizado, a empresa vai evitar a utilização de matéria-prima equivalente a mais de 2 milhões de garrafas de água de 500ml. Para se ter uma ideia deste volume, se elas fossem colocadas lado a lado, formariam uma linha de 420 km, mais do que o equivalente à distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nova embalagem da garrafa de água Hélios: mais leve. reduzirá o consumo de 200 toneladas de plástico.
Nova embalagem da garrafa de água Hélios: mais leve. reduzirá o consumo de 200 toneladas de plástico.

 

Para o desenvolvimento dessa embalagem mais leve, foram levados em conta os novos hábitos de consumo e a crescente preocupação com a preservação da natureza. Diante dessa realidade, a preforma escolhida foi de 9,7g, que conta com 4,2g a menos que a anterior, de 13,9g. “A otimização da geometria da garrafa e da preforma foram pensadas integradamente para atingir esse peso mais leve. Durante todo o processo, demos apoio técnico tanto na parte estrutural como no desenho do frasco, que é fundamental para o bom desempenho e resistência desse formato”, afirma Dinis Mota, diretor geral da Plastipak Brasil. Segundo ele, a nova concepção contou, ainda, com mudanças na tampa e adaptação do processo fabril, a fim de que todo o processo contribua com o resultado final esperado.

Com toda essa modificação, além dos impactos no uso de matéria-prima, ainda haverá redução de combustível durante o transporte. E o consumidor tem um grande peso nessa iniciativa: mais preocupado com a qualidade de vida, saúde e bem-estar, o brasileiro tem impulsionado novas formas de proteger o meio ambiente. “A embalagem é parte integrante da cadeia produtiva dos alimentos, por isso a Plastipak preza por minimizar os impactos ambientais e cuidar do mundo que as futuras gerações vão habitar”, explica Mota.

Dados para referência de mercado:

  • O mercado brasileiro de embalagens movimentou R$ 60,6 bilhões em 2016, sendo 40% provenientes de embalagens plásticas
  • Representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional (referência: FGV/ABRE)
  • Gera 216 mil postos de trabalho
  • 80% dos produtos expostos no PDV utilizam apenas e exclusivamente a embalagem como forma de divulgação (referência: POPAI Brasil)

Dados para referência da Plastipak:

  • Produz mais de 40 bilhões de embalagens por ano
  • Possui mais de 1000 patentes ao redor do mundo
  • Atende 137 indústrias e 225 marcas no Brasil
  • Mais de 100 gramaturas de preformas disponíveis que atendem às embalagens de 50 ml até 20 litros
  • Possui soluções em diversas categorias, tais como: alimentos, bebidas, produtos de limpeza e cuidados pessoais
  • Ganhadora do Prêmio ABRE 2016 pelo desenvolvimento de garrafa de lácteos para Jussara Jump e pelo desenvolvimento do Pote oval Heinz, que também foi vencedor do Prêmio WPO de embalagem.
  • Ganhadora do Prêmio ABRE 2015 pelo desenvolvimento de garrafa em PET para leite UHT 100% reciclável para a marca Jussara e, também, pelo desenvolvimento de solução em PET para água sanitária.
  • Desenvolvimento da embalagem Ninho Fruti da Nestlé, que resultou em uma das menores preformas disponíveis no mercado, reconhecida pelo Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira e pela World Packaging Organization em 2014.

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