Fábrica Aberta completou cinco anos na Unipar Santo André

Pioneiro programa de turismo industrial é referência no setor e supera as expectativas na sua retomada

 A Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul – comemorou, dia 16/09, cinco anos do Fábrica Aberta na unidade de Santo André. No total, 2.785 pessoas foram recebidas pelo programa, sendo cerca de 160 por mês desde a retomada no meio deste ano, após uma pausa por conta da pandemia de Covid-19.

Referência no turismo industrial, o Fábrica Aberta desperta a curiosidade dos mais diversos perfis de visitantes, desde os moradores do entorno até colaboradores de empresas dos mais diferentes segmentos. Dentre os destaques da unidade neste ano estão as visitas de alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), do Senac Jabaquara, da ETEC Mauá e da Escola Estadual Prof. Emília Crem dos Santos.

“Estamos muito felizes com os resultados do Fábrica Aberta e por celebrar esta data marcante na unidade de Santo André. Sabemos do potencial do programa, como ele contribui para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos e, como está totalmente alinhado com nosso objetivo de ser um agente de transformação para um mundo mais sustentável. O Fábrica Aberta reforça o propósito da Unipar de ser confiável em todas as suas relações. Por meio dele, mantemos nossa relação de transparência com nossos visitantes e a comunidade em geral, mostrando nossa produção em harmonia com o meio ambiente”, ressalta Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

Para agendar uma visita, basta acessar o site e participar de uma visita guiada na fábrica da Unipar em Santo André (SP) ou Cubatão (SP), no Brasil, ou até em Bahía Blanca, na Argentina. A ação é coordenada por monitores especializados, como o time de colaboradores aposentados da Unipar que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas.

Histórico

Idealizado em Cubatão em meados dos anos 80, o programa é pioneiro no turismo industrial e foi parte importante da estratégia da cidade, que iniciou uma ação ambiciosa com resultados que mudaram a percepção sobre a região. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a Unipar inovou e criou o Fábrica Aberta para mostrar que era possível produzir em harmonia com a natureza. Ampliado para a unidade de Santo André em 2018, o programa reforça os compromissos da companhia com a sustentabilidade e a confiabilidade. Atualmente a Unipar é referência em sustentabilidade, investindo em dezenas de projetos que visam promover acesso ao saneamento e o desenvolvimento humano.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.