Já o mês de dezembro encerrou com queda de 8,6% em decorrência da baixa demanda do mercado de montadoras e reposição
Em 2019, as vendas de pneus apresentaram uma queda de 0,1% em relação ao ano de 2018, somando 59.486.917 unidades comercializadas. Apesar do ano não ter mostrado avanço na comparação com o anterior e o cenário econômico não indique crescimento, é possível manter um moderado otimismo para 2020, uma vez que as montadoras estimam uma ligeira alta na sua produção.
Considerando apenas o mês de dezembro, a indústria nacional de pneumáticos teve uma queda de 8,6% em comparação ao mesmo período de 2018. O resultado se deve às baixas de 33,5% nas vendas para montadoras, acompanhando a queda na produção de veículos no último mês do ano, e de 6,5% nas vendas do mercado de reposição. Somente as vendas de pneus de carga (1,8%) e motos (0,8%) registraram avanço, enquanto as de pneus de passeio (-0,3%) e de comerciais leves (-3,9%) apresentaram resultados negativos. Com isso, o mês de dezembro fechou com um total de 4.403.766 unidades comercializadas.
Todos os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).