Portas e janelas devem favorecer o bem-estar, a segurança e a saúde, nunca transtornos. Sasazaki orienta sobre a importância da vedação e como escolher modelos que contribuam para manter o ambiente salubre e sem águas de chuvas e ventos
Chuva forte e com ventos e, ao invés de olhar a beleza da natureza pela janela, você corre para buscar um pano de chão, pois a água está entrando pelas frestas. Já passou por isso? Se sim, saiba que não é normal.
Mais do que questões estéticas, as portas e janelas devem favorecer o bem-estar, a segurança e a saúde, além de oferecer privacidade, iluminação, arejamento e conforto ao ambiente – nunca transtornos. Esquadrias que proporcionam a entrada de água e vento nas dependências do imóvel não atendem aos critérios de produção definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A escolha adequada de portas e janelas evita, por exemplo, uma sala muito fria, uma cozinha ou banheiro embolorados ou até mesmo um quarto barulhento. A visão funcional de cada esquadria deve colaborar com o bem-estar das pessoas que frequentam o ambiente.
“A qualidade da estanqueidade está diretamente relacionada a um ambiente salubre. Quando há entrada de água, outros problemas podem surgir, como manchas, bolor e mofo na parede do imóvel, que contribuem para agravar problemas respiratórios em crianças, adultos ou idosos. A falta de vedação compromete ainda a acústica, favorecendo a entrada de ruídos. Por isso, indicamos a quem for comprar que opte por portas e janelas com Selo de Identificação da Conformidade”, explica Leonardo Kozo Sasazaki, presidente da Sasazaki – fabricante de portas e janelas de aço e alumínio.
Conforme dados do SUS, entre 2007 e 2017 foram registradas mais de 112 milhões de internações, das quais 7% ocorreram por asma, pneumonia ou sinusite crônica, principalmente pela presença de mofo nas edificações e falhas de vedação nas esquadrias. Estas informações fazem parte da Análise de Impacto Regulatório Preliminar para Esquadrias do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia –, processo que antecede e subsidia a decisão de intervenção do Instituto no mercado de portas e janelas.
Vedação: o que conferir na hora da compra
Portas e janelas fabricadas de acordo com normas técnicas vigentes são mais duráveis e resistentes, por isso, funcionarão perfeitamente por muitos anos. Com relação à vedação, antes de adquirir uma esquadria, a Sasazaki orienta a observar três pontos principais:
- Como é a vedação da porta ou janela? Os produtos da Sasazaki, por exemplo, têm borrachas tipo EPDM e escovas de vedação nas folhas, materiais que proporcionam durabilidade e excelente desempenho.
- Como é a guia inferior da esquadria? O modelo tipo cascata, projeto exclusivo encontrado nos produtos da Sasazaki, evita a entrada de vento e águas de chuva por apresentar diferentes níveis das guias do produto, forçando a vazão da água para fora do ambiente –vale ressaltar ainda a existência de caixas de dreno em pontos críticos, próprios para evitar que a água borbulhe na guia.
- As folhas das portas e janelas são resistentes? Produtos sem qualidade podem causar mau funcionamento ao abrir e fechar, deformações e até acidentes, como o desprendimento da folha por fortes rajadas de vento.
Para garantir uma solução de qualidade, que valorize o imóvel, a Sasazaki chama a atenção para um detalhe importante: o consumidor deve orientar o profissional que fará a instalação a seguir as instruções contidas no manual fixado na embalagem dos produtos.
Perfil Sasazaki
Completando 76 anos em 2019, a Sasazaki é considerada a empresa de portas e janelas de aço e alumínio que mais lança inovações. Foi a primeira empresa do setor de esquadrias metálicas a obter a certificação NBR ISO 9001, pelo seu Sistema de Gestão da Qualidade. Também foi a primeira indústria a atender ao Programa de Certificação de Esquadrias para Edificações, uma garantia de que o Sistema de Gestão da Qualidade e os produtos da marca atendem às normas vigentes e foram avaliados e certificados por uma empresa certificadora acreditada pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
A Sasazaki conta hoje com mais de 600 funcionários e um parque industrial com tecnologia própria, instalado em 72 mil m2 de área construída, localizado em Marília, cidade do interior do Estado de São Paulo. Empresa sólida, 100% nacional, realiza altos investimentos para desenvolver esquadrias adequadas às necessidades de mercado. São soluções que asseguram segurança, conforto e design para diferentes públicos.
Atenta às mudanças e tendências de mercado, cada uma das oito linhas de produtos da empresa atende a um público específico: as linhas de aço Belfort e Silenfort trazem portas e janelas que permitem a personalização de pintura e vidro; já nas versões prontas para instalação, com pintura de acabamento e vidros, a empresa dispõe da linha de aço Prátika e Kompacta e das linhas de alumínio Aluminium, Alumifort, Alumifit e AlumiSlim. Com este portfólio, a Sasazaki tem opções para valorizar todos os tipos de imóveis e proporcionar bem-estar e conforto aos usuários de seus produtos.
As portas e janelas Sasazaki também atendem às construtoras que atuam no país, de forma completa e personalizada. Uma área da indústria é dedicada à produção de esquadrias sob medida e, para atender às exigências deste mercado, a companhia mantém uma estrutura comercial voltada a esse projeto, com equipe treinada para montagem e instalação de seus produtos nas diversas regiões do Brasil.
A liderança nacional da marca no segmento, a preferência e o reconhecimento técnico do nível de excelência dos seus processos industriais são confirmados por arquitetos, engenheiros, construtores, lojistas e consumidores em todas as pesquisas realizadas pelo setor de construção civil.