Unipar patrocina mostra itinerante da Bienal de São Paulo no Rio de Janeiro

O evento faz parte do programa de mostras itinerantes e apresenta obras do enunciado “Os retratos de Frederick Douglass”

São Paulo, outubro de 2022 — A Unipar — líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, — definiu o desenvolvimento humano e o saneamento como pilares para seu Investimento Social Privado nos próximos 10 anos. Como parte dessa ação, a companhia patrocina mais uma mostra itinerante da 34ª edição da Bienal de São Paulo — Faz escuro mas eu canto, que está aberta para visitação do público carioca desde o dia 22 de outubro, no Museu Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro (RJ).

A Fundação Bienal de São Paulo tem o compromisso de fomentar e difundir as artes visuais e, por isso, é um dos principais projetos selecionados para receber apoio da Unipar. A companhia patrocina todas as exposições itinerantes programadas entre 2022 e 2023 para São Paulo, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro, além de Santiago, no Chile.

Nesta oportunidade, os visitantes poderão conferir as obras de artistas nacionais e internacionais, reunidas em torno de um dos elementos utilizados para organizar os núcleos expositivos e estimular a leitura das obras, chamado pelos curadores de “enunciados”.

Para o Rio de Janeiro, o enunciado escolhido foi “Os retratos de Frederick Douglass“. Douglass foi um homem público, jornalista, escritor, orador estadunidense, e um dos principais expoentes da luta pela abolição da escravidão nos EUA. Até hoje seus retratos circulam pelo mundo como símbolo de justiça e liberdade. Assim, sob seu olhar penetrante e desafiador, este enunciado traz artistas e obras que trataram os processos de colonização, deslocamento, violência e resistência que marcaram e continuam marcando a vida de milhões de pessoas no planeta.

A exposição faz parte da programação de mostras itinerantes que segue até o início de 2023, ano em que acontecerá a 35ª Bienal de São Paulo, de setembro a dezembro.

O patrocínio da Unipar conta, ainda, com o projeto “Bienal com as comunidades”, uma iniciativa que extrapola os muros do evento e convida grupos de diversos pontos da Grande São Paulo a participarem de debates sobre arte, cultura, educação e sociedade. Por meio dele, ações educacionais serão promovidas para comunidades do entorno das fábricas da Unipar com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento humano local. A Bienal de São Paulo acontece desde 1951 e é considerada a maior exposição do hemisfério sul e um dos principais eventos do circuito artístico internacional.

“Com estes projetos contribuímos para o desenvolvimento humano e o acesso à arte e cultura, tema que está no DNA da Unipar desde a sua criação”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

O patrocínio da Bienal de São Paulo acontece em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Lei Rouanet. Além dessa lei, a Unipar utiliza recursos de outras leis de incentivo, como ICMS, Lei do Esporte e fundos do idoso.

A Unipar investiu mais de R$ 11 milhões que serão destinados a doações e projetos nas frentes de arte e cultura, educação, esportes e ações sociais nos próximos 24 meses, impactando cerca de 850 mil pessoas ao longo deste período. O conjunto de projetos apoiados pela companhia envolve recursos diretos, incentivados e produtos doados. Nos dois anos anteriores foram destinados cerca de R$ 7 milhões para os projetos de investimento social privado.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC, insumos que formam a base de todas as indústrias. Referência do setor petroquímico, a companhia tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão).