Tomou posse a nova Diretoria do Simperj para o período 2019 – 2022 na Casa Firjan

 O JORNAL DE PLÁSTICOS, através de seu diretor, Ângelo Roberto Sardinha Chagas, teve o prazer de estar presente ao evento que aconteceu na Casa Firjan, no bairro de Botafogo, RJ, no dia 09/10.

O acontecimento contou com a presença de grande público e de toda a nova diretoria do Simperj – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro, encabeçada por seu novo presidente Gladstone José dos Santos Jr.

Na foto, Gladstone José dos Santos Jr. no momento da assinatura do termo de posse como novo presidente do Simperj para o triênio 2019-2022, tendo ao seu lado o Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. (Foto: Guarim de Lorena Chapada)

O evento teve início quando o mestre de cerimônias da Firjan chamou ao palco do auditório os seguintes nomes: Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, Presidente da Firjan – Federação das Industrias do RJ; José Ricardo Roriz Coelho, Presidente da Abiplast — Associação Brasileira da Industria do Plástico e Vice-Presidente da Fiesp – Federação das Indústrias de SP; e Gladstone José dos Santos Jr., novo Presidente do Simperj.

As personalidades acima citadas tomaram a palavra, cada um ressaltando pontos de grande interesse para a indústria de plásticos: Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, colocou em foco, dentre outros assuntos, a “importância de se refletir acerca do futuro da indústria de material plástico em consonância com a reciclagem e os novos hábitos de consumo”; José Ricardo Roriz Coelho, dentre outros aspectos de sua palestra, chamou a atenção por haver “forte correlação entre o PIB brasileiro e a indústria do plástico no Brasil” e que “somos um dos maiores empregadores do país”. Demonstrou essa informação com números: “a indústria de plásticos no Brasil conta hoje com cerca de 12.500 empresas espalhadas por todo o país. É uma indústria muito democrática: qualquer cidade no Brasil com mais de 10.000 habitantes possui uma indústria de plástico.” Declarou também: “é um setor que emprega diretamente 317.000 pessoas e 1.200.000 de maneira indireta. Forneceu dados sobre aplicações modernas dos plásticos: “90% das impressões em 3D, p.ex., são feitas com resinas plásticas e que “a maioria das inovações e dos processos produtivos tem o plástico como matéria prima”.

Por último, Gladstone dos Santos Jr. começou agradecendo às presenças do Pres. da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira e do Pres. da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho, como também ao comparecimento dos ex-presidentes do Simperj, Gilberto Jaramillo e de José da Rocha Pinto, e também, do ex-vice-presidente Marcelo Oazen. Especificamente, com relação ao ex-Presidente José da Rocha Pinto, foi prestada uma homenagem especial pelos 16 anos em que esteve à frente da entidade máxima dos plásticos do Estado do RJ. Seguem alguns dos principais pontos abordados pelo novo presidente do Simperj em seu pronunciamento:

“Temos três grandes desafios. O maior deles é mudar a imagem do plástico, com o apoio de importantes parceiros, como a Firjan. O antídoto para isso é, certamente, promover a reciclagem. Outro grande desafio é reverter o quadro de desindustrialização do estado. Somos o segundo mercado consumidor de plástico do Brasil, mas caímos para a sexta posição no ranking da indústria da transformação. Temos que trabalhar em conjunto com o governo para aumentarmos nossa competitividade e atrairmos mais empresas”. Além disso, o novo presidente falou sobre o desafio por sustentabilidade financeira do Sindicato.

A segunda parte do evento teve início quando o mestre de cerimônias da Firjan chamou ao palco, Paula Pariz Lorenzoni de Oliveira, Coordenadora de Projetos Setoriais da Abiplast, representando na ocasião a “Rede de Cooperação pelo Plástico”; Rafael Sette, Diretor Fundador do “Instituto Soul Ambiental” e Diretor do Simperj e, finalmente, Paulo Furio, Diretor do “Instituto de Tecnologia Ambiental Firjan-Sebrae”.

Após a explanação de cada uma dessas personalidades, foi aberto um debate com a participação do público presente, mediado pelo novo Presidente do Simperj, Gladstone dos Santos Jr.

Clique aqui para conhecer a nova diretoria do SIMPERJ.

 

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira dirige-se à plateia, sendo observado por Gladstone dos Santos Jr e José Ricardo Roriz Coelho.
José Ricardo Roriz Coelho dirige-se à plateia, sendo observado por Gladstone dos Santos Jr e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
José da Rocha Pinto, ex-Presidente do Simperj, ao receber de Gladstone dos Santos Jr. e Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, placa comemorativa pelos 16 anos de ótimos serviços prestados à entidade. À esquerda, na foto, Marcelo Oazen, ex-vice presidente do Simperj.
Gladstone dos Santos Jr. dirige-se à plateia, observado por Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, quando do início da convocação, ao palco, da nova diretoria para o período 2019-2022.
Gladstone dos Santos Jr., tendo ao fundo parte da nova diretoria do Simperj para o período 2019-2022; nos extremos da foto, respectivamente, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira e José Ricardo Roriz Coelho.
Já na segunda parte do evento, da esquerda para a direita: Gladstone dos Santos Jr.; Rafael Sette, Diretor Fundador do “Instituto Soul Ambiental” e Diretor do Simperj; Paula Pariz Lorenzoni de Oliveira, Coordenadora de Projetos Setoriais da Abiplast,; Paulo Furio, Diretor do “Instituto de Tecnologia Ambiental Firjan-Sebrae”.
Vista parcial da plateia presente no evento.
Gladstone dos Santos Jr. ao lado de parte da Diretoria do Simperj para o período 2019-2022.
Da esquerda para a direita: Ângelo Roberto Sardinha Chagas, Diretor do Jornal de Plásticos; Ísis F. Alves, Assessora da Diretoria do Simperj; Júlia Carolina da Rocha, estagiária de Comunicação do Simperj e Rubem Alves de Sá Freire. No centro da foto, o justamente homenageado, José da Rocha Pinto, ex-Pres,. do Simperj.

Fonte: Jornal de Plásticos e Simperj

Fotos: Guarim de Lorena Chapada