Mostrando sua importância sanitária, os plásticos de uso único estão sendo utilizados para contribuir no combate à pandemia do COVID-19
A Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos, lidera um movimento para a doação de talheres, embalagens, copos e outros utensílios plásticos, para a rede de restaurantes Bom Prato e para o programa Vivaleite. Para tanto, a entidade já recebeu a aprovação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
O objetivo é contribuir com as condições sanitárias, inclusive da população mais carente. No caso do Bom Prato, nesse momento de pandemia do COVID-19, as pessoas precisam fazer as refeições fora das dependências dos restaurantes da rede, muitas vezes em locais abertos, a fim de evitar a aglomeração de pessoas. No caso do Vivaleite, os plásticos vão viabilizar a distribuição de leite que as entidades e ONG’s parceiras do projeto distribuem à população.
O presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, explica que uma das principais características dos plásticos de uso único é a de contribuir com a questão sanitária e reduzir a possibilidade de contaminações por uso de produtos reutilizáveis mal higienizados. “A sociedade não pode abrir mão dos benefícios sanitários promovidos pelos produtos de plásticos, nem hoje, em época de pandemia, nem em momento nenhum”, afirma o executivo. Ele complementa que este cenário termina por mostrar claramente o equívoco de movimentos de banimento destes produtos.
Ainda segundo Bahiense, uma das mudanças que essa pandemia vai proporcionar à sociedade é uma atenção maior à prevenção de problemas sanitários. “Se os plásticos de uso único foram criados para aumentar a higiene e a segurança das pessoas, por que não podemos criar novos hábitos de consumo responsável e descarte adequado para que possamos continuar usando esses produtos em nosso benefício? Se, durante a pandemia do COVID-19, aprendemos a lavar as mãos adequadamente, acredito que somos perfeitamente capazes de adquirirmos os hábitos de contribuir para a reciclagem com descarte correto de produtos, pensando preventivamente em nossa saúde e na saúde do Planeta, sem precisarmos abrir mão da segurança que estes itens nos oportuna”, completa o executivo.
Até o momento (20/04), as empresas que já estão realizando as suas doações são a Braskem, Copobras, Knauf, Meiwa e Plastfesta. Os itens doados até o momento são:
- 100 mil talheres;
- 000 copos;
- 000 marmitas;
- 329 caixas de Isopor®de 100 litros.
As empresas que queiram colaborar com a doação organizada pela Plastivida podem entrar em contato pelo e-mail: claudiaveiga@plastivida.org.br .
Sobre a Plastivida: A Plastivida é o Instituto Socioambiental dos Plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br