O Programa contempla ações como o Projeto de Reciclagem de EPS, para ampliar a coleta seletiva e a reciclagem do EPS (conhecido como Isopor®)
A Plastivida, por meio do seu Comitê de EPS, lançou um amplo programa de educação ambiental com ações práticas para coleta seletiva e reciclagem, priorizando, neste momento, os municípios de seus associados. A primeira etapa teve início no dia 8 de abril, nos municípios do Rio Grande do Sul: Feliz, Bom Princípio e Tupandi.
O Programa de Educação Ambiental do EPS, alinhado com o que preconiza a economia circular, tem como base os pilares da sustentabilidade, destacando-se a preservação ambiental por meio da educação. Desta maneira, o programa consiste em palestras e capacitação da cooperativa local para que todos conheçam e entendam os benefícios do EPS em suas aplicações e, principalmente, para que percebam o valor do EPS para a indústria da reciclagem. Além disso, foi instalado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para recebimento do EPS e posterior destinação para a reciclagem.
As palestras foram ministradas pelo Coordenador de Educação Ambiental da Plastivida, no período de 8 a 11 de abril em 6 escolas, totalizando aproximadamente 2.000 pessoas entre alunos, professores e coordenadores de todas as instituições municipais e estaduais dos três municípios. O objetivo das palestras é apresentar as principais características, aplicações e reciclabilidade do EPS, o consumo consciente e a destinação correta deste material para reciclagem. Também foi realizado uma exposição de produtos fabricados com EPS pós-consumo reciclado e a exibição de um vídeo destacando seu processo de reciclagem, além da distribuição do livro “Nós e o Plástico”, que aborda temas sobre educação ambiental.
Na Cooperativa Junges, que faz a triagem e comercialização dos materiais recicláveis dos municípios envolvidos no Programa, foi realizada, no dia 12/04, uma palestra de capacitação de cooperados para a revalorização e reciclagem do EPS. Na oportunidade foi distribuído o “Manual de Orientações para Cooperativas”, que tem o objetivo de orientar as Cooperativas a identificar, separar, prensar e enfardar o EPS para reciclagem.
Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, este é um importante avanço nas ações de sustentabilidade do Comitê de EPS. “Trata-se de um programa completo com orientação para a sociedade e para as cooperativas, de forma a ampliar a percepção destes sobre consumo consciente, descarte correto e reciclabilidade do EPS. Estamos seguros que são ações como esta que estimulam o entendimento sobre a função de cada ator da sociedade para preservação ambiental por meio da coleta seletiva e reciclagem, nos alinhando com os conceitos da economia circular”, afirma o executivo.
Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br