Lea Mariza de Oliveira
Dando sequência à série de publicações Trends 2020, iniciada em 2010, cujo objetivo é apresentar tendências e inovações da indústria de alimentos e bebidas, o ITAL lançou, no final de 2016, o documento Brasil Beverage Trends 2020, que aborda desde as macrotendências e desafios do setor às tendências e inovações em produtos, ingredientes e embalagens. O texto a seguir foi extraído desse documento que pode ser consultado na íntegra, gratuitamente, em http://www.brasilbeveragetrends.com.br/files/assets/basic-html/page-1.html#.
A embalagem é considerada parte integrante da satisfação do consumidor ao adquirir um produto, logo, além das funções básicas de conter e proteger a bebida, a embalagem hoje deve atender as macrotendências do setor: personalização e experiência; conveniência e estilo de vida; nutrição e funcionalidade; evitação e purificação; e sustentabilidade e engajamento.
Dentro da tendência Personalização e Experiência, tem-se os produtos premium, a sofisticação, o luxo acessível, os produtos gourmet, os que levam o consumidor ao passado, ao saudosismo do estilo retrô, as edições limitadas que podem se tornar itens de colecionadores, as embalagens customizadas ou lúdicas e aquelas que se aproximam do consumidor por permitirem interatividade e entretenimento.
As Figuras 1 a 7 exemplificam a macrotendência Personalização e Experiência.
FIGURA 1. Garrafas de PET para água que devido à versatilidade em formatos, transparência e brilho dão aspecto premium ao produto, atendendo ao conceito de luxo acessível.Fonte: Divulgação
O conceito de conveniência e estilo de vida é associado pelo consumidor a tudo aquilo que traga praticidade à sua vida a exemplo de facilidade de abertura, consumo porcionado, possibilidade de refechamento, facilidade de preparo e manuseio, possibilidade de consumo em diferentes lugares e a qualquer hora (no carro, no trabalho, na academia, etc.), associados à facilidade de armazenamento e descarte da embalagem.
Produtos direcionados à saúde, que incorporam ingredientes saudáveis, associam nutrição à hidratação, prometem energia ou relaxamento ou que são adequados às necessidades fisiológicas têm conquistado o consumidor, ganhado mercado e estão se firmando como uma tendência, dentro da qual a embalagem agrega a função de viabilizar a incorporação de nutrientes na bebida, ao mesmo tempo que mantém sua estabilidade e comunica a saudabilidade.
Nos dias atuais, qualquer inovação em embalagem não pode ser dissociada de questões ambientais, de modo a atender a macrotendência Sustentabilidade e Engajamento. Uso mínimo de recursos, baixa geração de efluentes e emissões tanto na produção como no descarte, logística reversa viável e disposição final adequada, dentre outros, são parâmetros a serem considerados.
Para maiores informações sobre o Ital-Instituto de Tecnologia de Alimentos/ Cetea-Centro de Tecnologia de Embalagem: