Unipar, AES e Adel doam 20 cisternas à comunidade de Lajes no Rio Grande do Norte

Projeto visa promover o desenvolvimento da comunidade ao redor do Complexo Eólico Cajuína, onde a Unipar tem atuação por meio de Joint Venture com a AES

São Paulo, 02 de fevereiro de 2023 — A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC da América do Sul, por meio da Joint Venture com a AES no Complexo Eólico Cajuína (RN), doou 20 cisternas de placas para famílias moradoras da comunidade de Lajes (RN). A ação irá beneficiar 20 famílias próximas ao empreendimento eólico, que a partir de agora terão como armazenar, cada uma, até 16 mil litros de água proveniente da chuva, permitindo o acesso à água própria para o consumo humano e produção de alimentos.

A iniciativa também contempla a capacitação para a utilização e manutenção do equipamento e as orientações para o uso eficiente da água no semiárido. A seleção das famílias foi feita a partir de um diagnóstico de território com base em critérios específicos relacionados à necessidade do acesso à água via construção de cisternas.

 

O projeto ainda contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) – organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de comunidades rurais no Sertão do Nordeste brasileiro.

Para a entrega das cisternas foi realizado um evento que contou com a presença do gerente de Relações Institucionais e de Relação com Investidores da Unipar Sérgio Santos, e de representantes da Adel, da AES Brasil e de lideranças das comunidades envolvidas no projeto.

 

A iniciativa ainda está alinhada ao 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê acesso à água potável e saneamento. Ela também faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne os projetos sociais da companhia promovidos junto às comunidades localizadas nas suas áreas de atuação.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC, insumos que formam a base de todas as indústrias. Referência do setor petroquímico, a companhia tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão).

Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de projetos e ações relacionados à sustentabilidade, que geram desenvolvimento humano no entorno de suas unidades e em outras localidades no Brasil e na Argentina.

 Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.

 ¹ Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína