Telite inicia teste inédito para introdução do grafeno em telhas de material reciclável

A iniciativa da empresa visa unir tecnologia, eficiência, qualidade e respeito ao meio ambiente

Rio de Janeiro, agosto de 2021 – A Telite , fabricante de telhas plásticas com 100% de material reciclado, acaba de anunciar mais uma iniciativa pioneira para a captação de energia solar. A empresa iniciou os testes para a introdução do grafeno diretamente no polímero de suas telhas, feitas de resíduos de plástico 100% reciclados retirados do meio ambiente.

Essa tecnologia capta luz solar, inclusive em dias nublados ou chuvosos. Com ela, uma residência se tornará autossuficiente em produção de energia. O objetivo da Telite é substituir os atuais aditivos que são utilizados no polímero e melhorar a condutividade elétrica, mecânica e térmica. Esse novo material é fino como o carbono e tem elevada impermeabilidade. A conquista inédita no Brasil é celebrada pelo Ceo da Telite, Leonardo Retto. “Essas telhas são revolucionárias, chegam para amenizar um grave problema nacional e mundial, que é o consumo de energia, com alta ano após ano, sem que haja, em contrapartida um aumento na geração de energia. Além disso, elas contribuem diretamente com o meio ambiente, à medida que são feitas com plástico reciclado”A previsão é de que esteja disponível ao mercado dentro no máximo em 6 meses.

A solução ameniza a crise hídrica, grande problema nacional, que domina boa parte das hidroelétricas do país, tornando a geração de energia cada vez mais cara. Atualmente o Brasil registra sua pior estiagem dos últimos 91 anos e, para agravar o quadro, o consumo não para de crescer. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de energia no Brasil aumentou 12,5% em junho de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

As telhas Telite já são desenvolvidas com resíduos plásticos 100% reciclados, possuem rastreabilidade de ponta a ponta e, reforçando o compromisso com o meio ambiente, o material que a empresa não usa no processo de fabricação é destinado aos locais de reciclagem. Além disso, criou um aplicativo para coleta e rastreabilidade dos resíduos, que gera renda em dinheiro para o fornecedor.

Sobre a Telite

Com sede em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, a Telite atua na indústria plástica, na produção de telhas com 100% de material reciclado. A fabricante oferece às empresas um programa de logística reversa; por meio de sua plataforma blockchain, possui um sistema completo de rastreabilidade e confiabilidade aos resíduos coletados. A companhia também investe na geração de energia limpa com a produção de telhas acopladas com grafeno, material composto de átomos de carbono que gera energia elétrica produzida a partir de luz solar. Mais informações no site: telite.com.br