Por que devemos enviar resíduos para a TerraCycle?

A empresa possui modelos de reciclagem 45% mais sustentáveis que as opções de gerenciamento de resíduos municipais

 

São Paulo, agosto de 2022 – A avaliação de ciclo de vida de um produto tem o objetivo de mostrar toda a sua jornada, começo, meio e fim e a reciclagem entra nesse processo para reaproveitar os materiais que seriam descartados de forma incorreta, a fim de reintroduzi-los na cadeia produtiva para que eles gerem valor e tenham uma nova vida. Com isso, muitas pessoas têm curiosidade de saber sobre os efeitos que esse processo causa no meio ambiente e o quanto é sustentável enviar os resíduos para a TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, presente em mais de 21 países.

 

Para mensurar a importância das atividades desenvolvidas pela TerraCycle, regularmente os engenheiros da empresa realizam uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de todo o processo da companhia. Desta forma, é possível analisar o impacto ambiental de um produto ou processo em suas diferentes etapas e testar vários cenários para ver qual produz o melhor resultado.

 

Recentemente a empresa analisou, nos EUA, embalagens flexíveis pós-consumo de salgadinhos, levando em conta as várias maneiras de coletar os resíduos como: frete (grandes quantidades), Zero Waste Boxes (caixas lixo zero), coleta em pontos públicos (reciclagem comunitária) e programas de envio por correio (reciclagem individual). O estudo considerou aspectos como o transporte de resíduos para as instalações de check-in e triagem, o processo de separação e reciclagem, e a fabricação de produtos, a partir do material reciclado resultante.

 

Com isso, foi comprovado que os modelos de reciclagem da TerraCycle são 45% mais sustentáveis em comparação ao gerenciamento de resíduos municipais. Foram levados em consideração oito categorias principais de impacto, incluindo potencial de aquecimento global, toxicidade carcinogênica humana e escassez de recursos fósseis, principalmente ao evitar a extração de material virgem para o desenvolvimento de novos produtos.

 

Para garantir uma comparação justa, a produção da mesma quantidade de produtos de plástico virgem foi adicionada aos cenários avaliados e esta avaliação foi verificada por um auditor especialista independente, a empresa Long Trail Sustainability.

 

Por fim, os resultados comprovaram que os modelos de reciclagem da TerraCycle têm impactos ambientais menores quando comparados aos modelos de gestão de resíduos municipais em todas as categorias consideradas neste estudo. Além disso, existem diversos produtos descartáveis que não são recicláveis nos serviços das prefeituras por diversos motivos.  Portanto, a reciclagem por meio dos programas de logística reversa da TerraCycle é um excelente caminho para capturar e transformar os resíduos que iriam parar nos aterros sanitários e lixões, além de suprir a escassez de insumos necessários para a indústria interessada em aplicar matéria-prima reciclada em seu processo produtivo. Desta forma, todos que tiverem interesse em reciclar podem acessar o site da empresa e fazer parte dessa jornada. Vamos juntos nessa?

 

Sobre a TerraCycle

Com atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para geração de novos produtos. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US$45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.

No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.