PlastCoLab: instalação na avenida Paulista ofereceu experiências gratuitas ligadas à inovação, criatividade e conhecimento

Iniciativa buscou inspiração no movimento maker para apresentar a versatilidade e o potencial de transformação do plástico

Com a proximidade do Natal, a avenida Paulista, conhecida como coração de São Paulo, ganha ainda mais visibilidade com as decorações típicas desta época do ano. Porém, quem roubou a cena este ano não foram os adereços natalinos. A surpresa desta vez foi um cubo mágico, icônico brinquedo dos anos 80, com nove metros de altura. Nele funcionou o PlastCoLab, um makerspace pop up de três andares que ofereceu gratuitamente experiências ligadas à inovação, criatividade, conhecimento, associadas à versatilidade do plástico e seu potencial de transformação. A ação, que aconteceu entre 3 e 17 de dezembro, foi realizado pelo Movimentos Plástico Transforma, pertencente ao Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma iniciativa setorial.

O PlastCoLab teve como mote principal o movimento maker, uma extensão da cultura do “faça você mesmo”, que tem como base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Esta filosofia esteve presente por todo o PlastCoLab como, por exemplo, no espaço Expo, no primeiro andar da instalação, onde foi possível ver de perto o funcionamento da impressora 3D criada pela Made In Space, empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da NASA. A máquina foi utilizada por astronautas para a produção de ferramentas utilizando o plástico feito a partir de fonte renovável, cana de açúcar, fornecido pela Braskem.

“O PlastCoLab trouxe ao público de um jeito interativo e moderno a alta tecnologia e a contemporaneidade dos produtos que utilizam o plástico como matéria-prima. Acreditamos que é importante aproximar a sociedade deste produto, dando a todos a possibilidade de participar de oficinas colaborativas, criando seus próprios projetos”, enfatizou José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

“Queremos aproximar a população das novas tecnologias e mostrar, de forma prática, o quanto a versatilidade do plástico já faz parte das nossas vidas e como ele continuará importante no futuro”, diz Edison Terra, Vice-Presidente Executivo da Braskem.

Andares e atrações:

O PlastCoLab foi dividido em três andares. No primeiro andar houve uma série de exposições interativas, entre elas o hockey de robôs, uma demonstração das inúmeras possibilidades da robótica, e os Bonecxs para Todxs, brinquedos criados pelo pessoal da MiranteLab que têm como proposta uma reflexão sobre padrões e identidades. Ainda no mesmo espaço, também foi possível manipular objetos produzidos na impressora 3D do Made In Space.

No segundo andar aconteceram as oficinas, tais como: Impressão 3D na Prática, Robótica para Crianças, Construção de Fliperama e de Moldes Plásticos, Hortas Automatizadas, Oficina de Brinquedos e Oficina de Drones.

A troca de conhecimento continuou no terceiro pavimento do PlastCoLab, onde aconteceram palestras com especialistas ligados ao movimento maker. Entre eles, marcaram presença Silvana Bahia, diretora de Projetos da Olabi & Preta Lab, projeto que estimula o protagonismo de meninas e mulheres negras e indígenas no campo da inovação e da tecnologia; Heloisa Neves, diretora Executiva da Associação Fab Lab Brasil e que lançou recentemente o livro “Fab Lab: a vanguarda da nova revolução industrial” e a palestrante mirim de 9 anos Manoela Meroti, que empreende desde os 6, vendendo pulseiras de elástico e quadros pintados à mão.

No terceiro andar também foram realizados os Hackathons. O professor Charles Esteves Lima, diretor pedagógico do Adoro Robótica, e Maria Augusta Bueno, diretora do São Paulo Lab, organizaram grupos de até 30 pessoas divididas em times de quatro ou cinco que foram prototipar acessórios em plástico e kits associados ao pensamento maker.

À noite o público também pode participar de uma obra de arte e tecnologia interativa em escala urbana, “O Mestre Mandou”, de Lina Lopes. A fachada do PlastCoLab apresentou uma sequência de luz e cores que o participante reproduzia com passos em um tablado com botões nas cores correspondentes. À medida que acertava, passava ao próximo nível de dificuldade.

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.

No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotransforma.com.br

 

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico criada em 1967 representa os setores de transformação e reciclagem de plásticos, atuando para aumentar a competitividade dessa indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras iniciativas. A ABIPLAST representa atualmente aproximadamente 11.500 empresas que empregam um total de 313.000 mil pessoas.