O Grupo Solvay está comemorando o resultado do Prêmio Nobel de Química 2016, que tem entre seus vencedores o cientista holandês Ben Feringa, quase um ano após sua conquista no Prêmio “Química para o Futuro” concedido pela Solvay.
Ben Feringa, professor da Universidade de Groningen, na Holanda, ganhou o Prêmio Nobel em conjunto com o francês Jean-Pierre Sauvage e o britânico Fraser Stoddart, pela concepção e síntese de máquinas moleculares.
O trabalho revolucionário de Feringa sobre motores moleculares unidirecionais, um campo de pesquisa que abre caminho para novas aplicações terapêuticas e tecnológicas com nanorobôs, já havia dado a ele o prêmio “Química Para o Futuro”, da Solvay, em novembro do ano passado. O júri independente do Prêmio Solvay considerou Feringa “um dos mais criativos químicos dos dias atuais”, uma opinião que a Academia Nobel ratificou.
“Estamos muito contentes porque Ben Feringa está entre os ganhadores do Prêmio Nobel, o maior reconhecimento com que tantos cientistas sonham. Isso nos deixa particularmente orgulhosos por tê-lo recompensado com o Prêmio Solvay e contribuído para o desenvolvimento ainda maior de sua pesquisa.Estamos convencidos de que a química, tanto como a ciência quanto a indústria, é crucial para oferecer soluções para a sociedade e ajudar o progresso humano”, disse Jean-Pierre Clamadieu, CEO do Grupo Solvay.
O Grupo criou o prêmio em 2013 para celebrar os 150 anos de sua fundação por Ernest Solvay e perpetuar o seu compromisso como uma apoiadora dedicada e inspirada da pesquisa científica. O prêmio, de € 300 mil, visa reconhecer a cada dois anos uma grande descoberta científica que lança as bases da química do futuro para o progresso humano.
Sobre o Grupo Solvay: Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente, construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.900 pessoas em 53 países. Registrou em 2015 um faturamento de € 12,4 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB -Reuters: SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.