A troca de conhecimento tecnológico e o fornecimento de capacitação profissional auxiliam no crescimento de empresas e impulsionam o desenvolvimento de economias locais. Neste contexto, o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) iniciou uma parceria com a escola SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo (SP), para realizar um programa de consultoria tecnológica em empresas transformadoras de resinas termoplásticas.
A ideia do programa é propor melhorias no processo produtivo das empresas e aumentar a performance industrial, por meio de ajustes em equipamentos, linha de produção, produto e em formulações de matérias-primas. Ao todo 20 empresas que trabalham com resinas termoplásticas podem participar do programa, com capitação realizada pelo PICPlast.
Fabricante de equipamentos de proteção individual (EPI), a Ultra Master Plug (UMP) foi uma das empresas a receber a consultoria. De acordo com o gerente Cauê Maineti, a companhia tinha um ciclo produtivo muito alto para fabricar capacetes de segurança. “Com o programa, conseguimos alcançar um crescimento de 12% de produtividade na fabricação desses produtos, além da redução de quase 10% no tempo do ciclo de injeção, o que representa a diminuição de 8 horas de trabalho na máquina injetora”, explica. A melhoria também proporcionou uma economia na produção, que gira em torno de 15%.
O projeto de consultoria é composto de três fases: primeiro, é realizado o diagnóstico na empresa e a definição do plano de trabalho; depois, é feita a identificação das causas e dos defeitos mais frequentes, além de proposta de melhoria; na terceira fase, é finalizada a consolidação dos dados para compreender os resultados obtidos.
Para Simone Carvalho, membro do grupo de trabalho do PICPlast, é uma excelente oportunidade para as empresas melhorarem sua gestão e inovar seus processos a fim de oferecer soluções de maior valor agregado. “Investir na capacitação dos colaboradores nas próprias empresas é o caminho para alcançar uma atuação mais competitiva no setor”, explica. Ela complementa ainda que o projeto está em fase piloto e atende apenas empresas na região próxima à Escola SENAI Mario Amato, mas o objetivo é expandir para as demais regiões do país.
Sobre o PICPlast
O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, que prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação e reciclagem plástica. Baseado em dois pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.
No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma.
Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e www.plasticotransforma.com.br