Empresa promoveu discussão sobre práticas para o desenvolvimento de uma economia circular na cadeia do plástico
Entre os dias 16 e 23 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha, aconteceu a K 2019, principal feira de plásticos e borracha do mundo, e a Dow esteve presente no evento. . Na ocasião, a empresa exibiu casos de estudo em mais de 100 protótipos que ilustram os avanços em inovação e tecnologia, incentivando discussões sobre a implementação de uma economia circular na indústria e a eliminação dos resíduos plásticos do meio ambiente, além de promover a melhor experiência para os clientes presentes na feira K.
Com isso, o objetivo é explorar novas oportunidades a partir dos desafios enfrentados pelo setor na atualidade e apresentar soluções que estejam alinhadas com uma agenda sustentável, mostrando como uma abordagem coletiva à ciência dos materiais nos permite proteger recursos preciosos, construir de maneira mais efetiva, transportar de maneira mais eficiente e cuidar de maneira mais holística.
“Tivemos uma equipe completa de especialistas da Dow prontos para iniciar debates com os participantes sobre como fomentamos a economia circular dentro dos desafios da cadeia de plásticos e embalagens. Com isso, esperamos colaborar para uma mudança no setor que reflita na sociedade e garanta um futuro mais sustentável”, comenta Andres Salgado, diretor de Mercado de Embalagens e Plásticos Especiais para América Latina da Dow.
E as inovações da América Latina ganharam papel de destaque nos principais temas abordados pela Dow na feira:
SURLYNTM: Sofisticação e Inovação em tampas para o mercado de perfumes e bebidas
Solução inovadora é destaque nos perfumes Le Tempo, da L’Bel – Belcorp, pelo efeito metalizado translúcido que permitiu alcançar conceitos de embalagens de luxo com altos padrões de qualidade e resistência e La Victorie, do Grupo Boticário que tem como destaque o desafio técnico de produzir uma tampa grossa redonda com flocos de ouro flutuando por dentro, mantendo a transparência desejada. O resultado é um conceito de embalagem inovador e sofisticado que quebra a convenção das tampas retas comumente produzidas no Brasil.
Para o mercado de bebidas SURLYNTM é pela primeira vez usado para tampas tequila Punta Diamante, do dono de marca Don Ramon, possibilitando imitar a aparência do vidro, porém com propriedades físicas, resistência à moldagem, além de propriedades ópticas de alta qualidade.
Filme VP 30: Embalagens de arroz mais resistentes ao impacto
Tecnologia utilizada no desenvolvimento de embalagens de arroz mais resistentes. Elaborado com resinas de alto desempenho, o Filme VP 30, garante maior integridade física, pois é duas vezes mais resistente ao impacto e não rompe, mesmo com selagem em maiores temperaturas. O filme também possui outros diferenciais que são fundamentais para o produtor, como a espessura, 30% menor, que permite a produção de mais embalagens e a comercialização por metro no lugar de quilo, que envasa até 30% mais pacotes de arroz e permite que a máquina trabalhe com maior rapidez.
Phormanto™: inovação no mercado de frango in natura e versatilidade para embalagens
Tecnologia inovadora para embalagens flexíveis produzidas por termoformagem. Ricos em polietileno, os filmes Phormanto™ têm estrutura reciclável, garantem alta claridade e transparência, além de possibilitar o desenvolvimento da respirabilidade específica da estrutura, de acordo com os requisitos do produto a ser embalado. No Brasil, a tecnologia está sendo aplicada para transformar o mercado e a cadeia de valor do frango in natura por meio de uma mudança disruptiva de embalagem. A solução possibilita um aumento significativo de shelf life ou tempo de gôndola, garantindo frescor e qualidade do produto por até 15 dias.
O Phormanto™ Phormanto também é utilizado para outros alimentos, por exemplo os snacks naturais como cookies, biscoitos e nuts, da empresa brasileira Nutrienti, que possibilitou oferecer ao consumidor uma embalagem on-the-go que aumenta o tempo de vida útil do produto sem comprometer a crocância e o sabor.
Um novo destino para o Plástico – Aulas Verdes
Em parceria com a startup Conceptos Plásticos, o projeto Aulas Verdes utiliza tijolos de resíduos plásticos para a construção de salas de aula na Colômbia. A iniciativa está alinhada à economia circular, que defende a reinserção de sobras em novos ciclos para se obter o máximo de aproveitamento de materiais. Grande parte dos resíduos é recolhida por pessoas da própria região e o que é coletado se torna matéria-prima por meio de processos elaborados para o reaproveitamento, integrando um novo ciclo. Cada tijolo contém mais de 70% de plástico recuperado e, para construir uma escola, cerca de quatro toneladas de materiais plásticos são aproveitadas. Atualmente o projeto já conta com três escolas construídas, que também representam 12 toneladas de plástico retiradas do meio ambiente.
Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) combina uma das mais amplas tecnologias do setor com integração de ativos, foco em inovação e escalabilidade global para conquistar crescimento lucrativo e se tornar, assim, a empresa de ciência de materiais mais inovadora, inclusiva, sustentável e focada no cliente. O portfólio de materiais avançados, intermediários industriais e plásticos da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções tecnológicos diferenciados a clientes de mercados de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados com o consumidor. A Dow opera 113 fábricas em 31 países, empregando aproximadamente 37.000 pessoas. Em 2018, as vendas da empresa contabilizaram aproximadamente U$50 bilhões. Qualquer menção a Dow ou à Empresa fazem referência a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para mais informações, visite o site www.dow.com ou siga-nos no Twitter em @DowNewsroom.