Parceria entre PICPlast e Sebrae estimula o crescimento de micro e pequenas empresas do setor de plásticos no RJ

Desde junho, 10 empresas passaram por processos de diagnóstico e vêm recebendo consultorias individuais visando melhorias em procedimentos e gestão

Com o objetivo de estimular o crescimento das micro e pequenas empresas que atuam na cadeia produtiva do plástico, o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), desenvolvido pela Braskem e pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), lançou, em junho de 2016, no Rio de Janeiro, um programa educacional e consultorias sobre desenvolvimento gerencial, em parceria com o Sebrae.

A partir do resultado, foi possível gerar o Plano de Desenvolvimento Empresarial, com ações voltadas à melhoria de resultados na gestão financeira, de estratégias empresariais do negócio, apoio à implantação de processos contínuos de gestão da qualidade, suporte à gestão comercial e apoio, por meio de indicadores de desempenho à medição e resultados e tomadas de decisão para os negócios.

Até o momento, os empresários passaram por 28 horas de treinamentos em Gestão Financeira, 12 horas de consultoria por empresa e a implantação de cinco ferramentas: Plano de Contas, Movimento de Caixa, Contas a Pagar, Contas a Receber e Fluxo de Caixa.

Um dos pontos principais do módulo de Gestão Financeira é o que trata dos requisitos necessários para que as empresas possam definir o preço de seus produtos/serviços e, assim, se tornarem mais competitivas. Ao final do módulo é possível afirmar que as empresas tiveram um alto grau de engajamento, apresentando uma média de presença de 90%. O segundo módulo é o de Estratégias Empresariais, que está sendo executado até o fim de outubro. O projeto total deverá ser realizado até meados de 2017.

Esta iniciativa em conjunto com o Sebrae é mais uma ação realizada pelo PICPlast, que visa ampliar a competitividade das empresas brasileiras de transformação do plástico. Ao todo, a parceria com o Sebrae contempla 100 microempresas e empresas de pequeno porte brasileiras transformadoras de materiais plásticos localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com dados da ABIPLAST (2015), as micro e pequenas empresas representam 93,4% do total das 11.559 empresas de transformados plásticos do país.

 Sobre o PICPlast: O  PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, é uma iniciativa, criada em 2013 pela ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e pela Braskem, que prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica, incluindo investimentos para aumentar as exportações de produtos transformados, incentivo à inovação e o reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. www.picplast.com.br

 Sobre a Braskem: A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 Sobre a ABIPLAST: A Associação Brasileira da Indústria do Plástico – ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.559 empresas que empregam um total de 326.000 mil pessoas.

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