Nylon se consolida como uma importante opção para a produção de silo-bags usados no agronegócio

Estruturas produzidas com o Terpalex, da UBE, são mais simples e permitem reduzir a espessura do filme.

 São Paulo, Fevereiro 2023 O agronegócio já é considerado um mercado estratégico para os negócios da UBE (www.ube.com) no Brasil. Por isto, a empresa, que é um dos principais players de poliamidas do mundo, oferece para esta indústria o Terpalex 6434B, ideal para a produção de silo-bags, um sistema de armazenamento de grãos que ganha cada vez mais força no setor por conta do baixo custo, facilidade e rapidez na montagem, e flexibilidade de volumes (capacidade adequada ao volume de produção).

“A UBE já participa deste mercado, mas enxergamos que há muito mais a ser feito. O potencial do mercado reside no fato de, anualmente, o agronegócio brasileiro bater recordes de safra. Em 2022, por exemplo, O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estimou uma produção de 270,7 milhões de toneladas de grãos, cereais e leguminosas. Entretanto, o Brasil não tem onde guardar toda a produção que sai do campo, acumulando um déficit de armazenagem de 100 milhões de toneladas por safra”, analisa Edgar Veloso, Supervisor de Vendas da UBE América Latina.

Neste contexto, os silo-bags (silo-bolsas) são vistos como uma solução para a falta de armazéns nas propriedades, possibilitando que o agricultor guarde a safra e possa negociá-la aos poucos, ao longo do ano, e não diariamente como acontece hoje. Os silo-bags também são uma alternativa para os armazéns de grãos que precisam de uma capacidade maior de armazenamento, aumentando, assim, seu lucro e atendendo às demandas dos clientes.

E os silo-bags produzidos com nylon, como o Terpalex 6434B, estão alinhados a esta demanda por garantirem uma estrutura mais fina (redução de espessura) e leve, mas extremamente resistente à perfuração e ao rasgo. Estes são requisitos essenciais para o bom armazenamento de grãos, ervas e cereais, que podem ser muito pontiagudos e normalmente colocados em terrenos com grande quantidade de sujeira e pedras.

Além disso, a comparação entre um silo metálico e um silo-bag (plástico flexível) mostra vantagens em relação à vida útil, custo de implantação, tempo de construção, mão-de-obra e capacidade de armazenagem. Os silo-bags garantem uma economia de cerca de 40%, num comparativo de armazenagem de um mesmo volume nos dois sistemas.

Sobre a UBE

Fundada na cidade de Ube, província de Yamaguchi, no Japão, em 1897, a UBE mantém 11 mil colaboradores em todo o mundo e um portfólio global de produtos que se divide em: químicos, cimento e materiais de construção, máquinas, meio ambiente e energia, e farmacêuticos.

 Ao todo são três plantas de nylon – Japão, Tailândia e Espanha – que abastecem o mercado global. Cada planta possui o seu próprio centro de Pesquisa & Desenvolvimento. No Brasil, a operação da UBE existe desde 2010 e as vendas de Plásticos de Engenharia representam cerca de 20% da produção de Castellón – Espanha. O escritório brasileiro atende a toda América Latina, com ênfase a Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Equador.