Descarte correto do plástico: você sabe como fazer? 

 

Especialista dá dicas de como descartar o material para proteger o ecossistema

Mesmo sabendo que o plástico é um material reciclável e que pode ser transformado em novos produtos, é comum surgirem dúvidas sobre como prepará-lo para o descarte corretos. O engenheiro de materiais, Manoel Lisboa, assessor do Programa Repense, criado pelo Sinplast-RS, sabe da dificuldade em encontrar as respostas para esses questionamentos e, por isso, reuniu algumas dicas práticas de como fazer o descarte da melhor forma para o planeta.

  1. Coloque o resíduo reciclável em sacos:o ideal é manter os plásticos utilizados em uma sacola. Isso facilita a coleta pelos catadores e evita a contaminação a partir de outros resíduos. É importante que os resíduos estejam em uma única lixeira, podendo, assim, serem recolhidos pela coleta seletiva.
  2. Descartar a sacola de supermercado no cesto de reciclados:as sacolas de supermercado e os sacos usados para embalar frutas e legumes são feitos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material que é reciclável. Se descartados corretamente, podem voltar à indústria e se transformar em novos produtos, também reciclável.
  3. Limpar embalagens de molho e produtos de limpeza:a limpeza dessas embalagens facilita o trabalho de triagem em cooperativas. Elas podem ser lavadas com água corrente ou até com a água liberada pela máquina de lavar, evitando o desperdício.
  4. Descarte corretamente mesmo os pequenos pedaços de plástico:mesmo os menores resíduos plásticos podem ser reciclados. Ao serem encaminhados para a reciclagem, eles se juntarão aos demais para se transformar em novos produtos.
  5. Descarte as cestas de plástico mole usadas para embalar frutas:destinando-as ao cesto de recicláveis, elas também podem voltar para a cadeia produtiva.

Além das dicas apresentadas, reutilizar alguns matérias de plástico descartáveis é muito importante. Por exemplo, se você utilizou um copo plástico para beber água, não precisa descartá-lo e pegar um novo todas as vezes que quiser beber algo durante um mesmo dia. Mantenha seu copo e reutilize. Ao comprar uma garrafa pet d’água ou refrigerante, lave-a ao final do consumo e continue utilizando para armazenar líquidos que você costuma consumir.

“O descarte correto das embalagens plásticas gera diversas vantagens, como: equilíbrio ambiental, consumo consciente, cria oportunidades de emprego, movimenta a economia, gera energia e incentiva empresas”, ressalta Lisboa. Para explicar ainda mais sobre o tema, Lisboa participaou de uma nova live com o especialista em polímeros, Amarildo Bazan, sobre a importância do descarte do plástico e como fazer isso da melhor forma para a proteção do meio ambiente. O bate-papo online aconteceu na terça-feira, dia 21 de junho, no Instagram do Sinplast-RS – https://www.instagram.com/sinplastrs/