Movimento assertivo em pontos-chave do negócio contribuiu para este avanço
Administrando negócios globais da ordem de 600 milhões de euros, a multinacional alemã Kommerling – um dos players no setor de perfis e sistemas para esquadrias de PVC- fechou 2018, contabilizando uma expansão de 5% nas vendas no mercado brasileiro, superando o crescimento de 1,2%, registrado, no período, pelo segmento de materiais de construção.
“Conquistamos este resultado, graças à força dos negócios celebrados nas regiões Sudeste e Nordeste, bem como a demandas para obras residenciais de alto padrão e obras verticais que contemplam a norma de desempenho NBR 15575”, comemora a diretora geral, Tonia Lima.
Segundo a executiva, inicialmente a expectativa para 2018 era efetivar um resultado similar ao registrado no ano anterior. “Colocamos em marcha nosso plano de implementação de melhorias, abrangendo: desenvolvimento humano, com investimento e qualificação dos nossos colaboradores; inauguramos nosso centro de treinamento comercial para todos os vendedores dos nossos parceiros; retomamos o posicionamento da marca na Fesqua com o lançamento de produtos exclusivos para o Brasil”.
Mercado em ascensão – O setor de esquadrias de PVC movimenta cifras da ordem de R$ 1 bilhão/ano, respondendo, atualmente, por 4% do mercado geral, contra 45% do aço, 30% da madeira e 21% do alumínio.
“Temos um front enorme para crescer”, sinalizando uma perspectiva de avanço na casa de 20% este ano”, diz, confiante, Tonia Lima.