A ação de reciclagem na 97ª Corrida Internacional de São Silvestre promovida pelo Movimento Plástico Transforma, em parceria com a Yescom, coletou cerca de 1,5 tonelada de copos plásticos. O material recolhido ao longo dos 15 km de percurso da corrida foi transportado até uma gestora de resíduos para triagem, que então encaminhará o material triado para uma recicladora que fará a reciclagem e, posteriormente, o material reciclado será transformado em mesas e cadeiras a serem doadas para escolas.
Um dos objetivos da iniciativa era promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados durante o evento, além da conscientização do público. Segundo Simone Carvalho, membro do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma, parte da população não conhece o poder da transformação do plástico e de como a coleta seletiva e a reciclagem são importantes para conseguirmos um planeta mais sustentável.
Em 2021, a ação transformou os copos plásticos coletados e reciclados em 1.200 caixas organizadoras que beneficiaram aproximadamente 6.700 alunos de escolas públicas de São Paulo. Já em 2019, as embalagens foram transformadas em 1.800 lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no interior do estado.
Sobre o Movimento Plástico Transforma
Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site – https://www.plasticotransforma.com.br/, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram mais de 200 mil pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.