Apresentadas no Labelexpo, em Bruxelas, novas soluções que dispensam o uso de liners e vêm com até 80% mais etiquetas por rolo
A Avery Dennison, líder global em ciência de materiais, anunciou soluções sustentáveis durante sua participação na Labelexpo, um dos mais relevantes encontros mundiais sobre o futuro das impressões e embalagens, que este ano aconteceu essa semana em Bruxelas, capital da Bélgica. Repleta de novidades, a companhia apresentou, ao lado de suas mais recentes inovações voltadas para embalagens conectadas, a primeira geração de rótulos autoadesivos que dispensam o uso de liners, reduzem os desperdícios de materiais e, consequentemente, diminuem a pegada de carbono e de água, utilizada na produção das embalagens.
De acordo com Flavio Marqués, diretor de Marketing e Vendas da Avery Dennison na América Latina, as novas soluções decorativas “linerless”, chamadas de AD LinrSave™ e AD LinrConvert™ contam com uma tecnologia patenteada de microperfuração e marcam a próxima etapa da jornada de inovação da companhia, impulsionando a indústria a um futuro mais sustentável.
“Essa nova gama pode ser facilmente integrada em equipamentos gráficos e de conversão já existentes e contam ainda com até 80% mais etiquetas em cada rolo. Desta maneira, a sustentabilidade configura uma premissa que poderá ser adotada nos processos de embalagens de diversos setores, como os de alimentos, bebidas, produtos voltados aos cuidados domésticos e pessoais”, destaca.
Sensíveis à pressão, os novos rótulos da Avery Dennison fazem parte do portfólio de soluções da companhia que tem como objetivo um futuro sem liners, para reduzir o descarte de materiais e sobrecarga dos aterros. É o caso da solução “linerless” para transferência térmica, uma alternativa sustentável e sem liner para rótulos de informação variável, utilizados especialmente pelos segmentos de logística e comércio eletrônico; uma inovação que já comprovou a redução de 30% em emissões de carbono e 40% em utilização de água.
“Produtos com conteúdo reciclado ou de origem responsável também foram destaques da Avery Dennison na feira, assim como o portfólio de soluções que permitem a reciclagem ou o reuso de embalagens”, completa Flavio.
Conectividade e transparência das embalagens do futuro
Ao lado das novidades sustentáveis, a Avery Dennison apresentou na ocasião os mais recentes exemplos de embalagens conectadas, com uma série de produtos rotulados com as tecnologias RFID (identificação por radiofrequência) e NFC (comunicação por campo de proximidade).
Alimentadas pela atma.io – plataforma em nuvem, desenvolvida pela companhia, que fornece uma identidade exclusiva a cada item cadastrado –, tais soluções impulsionam os atributos de transparência e conectividade, ao permitirem que tanto os consumidores acessem, por meio de seus smartphones, todas as informações de origem dos produtos, quanto as marcas e varejistas monitorem e rastreiem, de ponta a ponta, cada etapa de sua cadeia de suprimentos.
“Acreditamos que o futuro seja conectado e circular, por isso, nossas soluções carregam essa forte premissa da inovação, norteada pela sustentabilidade. Ao trabalharmos por um futuro mais limpo e regenerado, tudo o que criamos deve caminhar lado a lado com nossas metas de transparência, redução das emissões de carbono e dos desperdícios, bem como o alto potencial de reciclagem e reutilização das embalagens. Os desafios são grandes, mas ao envolvermos um número cada vez maior de protagonistas, desde os diferentes players de nossa cadeia de atuação até os consumidores, chegaremos lá”, complementa Flavio.
Mesas interativas e experiências imersivas
Com objetivo de promover a troca de conhecimentos e ideias, durante a Labelexpo, a Avery Dennison organizou uma série de mesas interativas em seu estande, onde foram discutidos diversos temas relacionados às últimas tendências de sustentabilidade, ferramentas e mudanças regulatórias que afetam a indústria da embalagem. Estiveram em pauta, assuntos como o papel do ecodesign para a criação de embalagens mais sustentáveis, o regulamento de embalagens e resíduos (PPWR), a pegada de carbono
como métrica para o impacto ambiental, detalhes sobre o passaporte digital de produto (DPP) e estratégia química para a sustentabilidade (CSS).
Ainda na ocasião, a companhia realizou o Connecting Together, um evento especial que envolveu clientes e indústrias em uma experiência imersiva no segmento de alimentos e bebidas, para que todos pudessem conferir, na prática, as últimas novidades em termos de embalagens voltadas a esse universo.