Empresas precisam ter cautela para retomar as atividades pós-coronavírus

Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) recomenda inspeções de segurança no local para garantir uma reabertura bem-sucedida e segura após período de inatividade

A pandemia de coronavírus afetou empresas do mundo inteiro e seus funcionários, fechando muitas operações, embora temporariamente. Agora, que muitas companhias se preparam para reabrir após um período de inatividade, é importante que elas permaneçam vigilantes sobre o ambiente de risco, a fim de identificar problemas que possam ter ocorrido durante o fechamento, bem como para mitigar perdas que possam ocorrer como resultado dessa reabertura.

“A restauração de operações em uma instalação que antes estava ociosa ou vazia apresenta outro conjunto de desafios de prevenção de perdas, principalmente para fábricas com equipamentos ou processos perigosos”, explica Stephen Clark, gerente técnico e especialista global da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS).

“Por exemplo, equipamentos com funcionamento a combustível podem precisar ser reiniciados, o que cria um risco adicional de incêndios e explosões. Pode haver uma redução na força de trabalho disponível para operar e manter os equipamentos de produção com segurança ou para responder a emergências. Além disso, lapsos na manutenção de edifícios, equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio, podem criar condições perigosas”, explica.

As empresas devem prestar atenção especial às condições de equipamentos e instalações elétricas, pois cerca de 20% a 30% dos sinistros de incêndio da AGCS estão relacionadas a elas. As seguradoras também devem se preparar para um aumento de sinistros de incêndios resultantes de defeitos técnicos ou erros operacionais depois que as máquinas forem reiniciadas ou limpas em preparação para a reabertura de instalações.

A análise da AGCS a respeito dos sinistros mostra que os incêndios já representam quase um quarto (24%) do valor de todos os acionamentos de seguros em um período de cinco anos, sendo a principal causa de perdas. O trabalho ou a manutenção mal-feitos (8%) e os danos às máquinas (5%) são classificados como a terceira e a sétima principais causas de sinistros, respectivamente.

As medidas listadas abaixo podem ajudar a prevenir ou mitigar perdas ao reiniciar um negócio após uma paralisação. Condições locais e circunstâncias devem ser levadas em consideração:

  • Restaurar as condições de segurança do local incluindo acesso a edifícios, sistemas de segurança, iluminação, controle de terceirizados e visitantes, etc.

 

  • Realizar uma auto-inspeção completa do local, incluindo todos os edifícios (interiores e exteriores) e equipamentos, para detectar e corrigir quaisquer condições inseguras ou anormais, danos, problemas de manutenção, uso inadequado, sinais de vandalismo, etc. Concluir e restabelecer qualquer inspeção, teste e procedimentos de manutenção que podem ter decorrido desde o desligamento.

 

  • Revisar os procedimentos de resposta a emergências para verificar se eles estão atualizados e se há suporte adequado em todos os turnos para profissionais que possuem essas atribuições;

 

  • Verificar todos os sistemas de proteção e detecção de incêndio, incluindo sistemas de aspersão, bombas de incêndio, proteção contra incêndio abastecimento de água, sistemas de extinção de incêndios, alarme de incêndio, etc. Concluir e restabelecer quaisquer procedimentos de inspeção, teste e manutenção que pode ter decorrido desde o desligamento.

 

  • Siga todos os procedimentos operacionais padrões do fabricante antes de reiniciar qualquer equipamento. Além disso, é preciso restabelecer os procedimentos de manutenção para todos os equipamentos.

 

  • Para locais que apresentam álcool (inflamável), desinfetantes, incluindo álcool em gel para as mãos, é importante implementar as seguintes precauções de segurança contra incêndio:

– Não armazenar ou usar perto de fontes de ignição, equipamentos elétricos, superfícies quentes, áreas fumo etc.

– Descartar todos os panos com resíduos inflamáveis em recipientes fechados de metal. Esvaziar recipientes de lixo pelo menos uma vez ao dia.

– Armazenar todos os líquidos inflamáveis em depósitos apropriados para isso ou salas de corte.

  • Informar o corretor e a seguradora se houver alguma mudança nas operações ou novos procedimentos perigosos;

Sobre Allianz Global Corporate & Specialty

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