Embalixo investe na inclusão para oferecer produtos acessíveis para pessoas cegas

Empresa criou tecnologia para imprimir embalagens que contenham leitura em braile.

Os desafios enfrentados por pessoas cegas vai além do que podemos imaginar. A falta de leis mais detalhadas e que exigem maior acessibilidade para essas pessoas faz uma grande diferença no dia a dia. O braile, por exemplo, é uma ferramenta indispensável para a educar e garantir independência para cegos, porém, as leis que exigem que comércios como bares, restaurantes e mercados utilizem dessa ferramenta para gerar inclusão e autonomia não são muitas, o que dificulta mais ainda o acesso dessas pessoas a lugares comuns, forçando-os a optarem por terceiros para conseguirem realizar uma simples tarefa, como ler um cardápio ou conferir o nome de um produto na gôndola de um supermercado.

De acordo com dados do último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), no Brasil há 6 milhões de pessoas com baixa visão e 506 mil pessoas cegas, todas elas com a necessidade da inclusão de braile em sua rotina. Dessa forma, é indispensável que empresas, principalmente as de varejo, busquem a inclusão de pessoas com deficiência como consumidores da marca. “Nós, da Embalixo, sabemos o quão importante é as empresas oferecerem seus serviços e produtos de forma que seja acessível para todos, e levamos isso a sério, tanto que a inclusão sempre esteve entre os nossos pilares como empresa. Por isso, procuramos investir na acessibilidade para as pessoas cegas e com baixa visão que necessitam do braile, que é uma ferramenta que possibilita o acesso à leitura tátil”, comenta Rafael.

Apesar do braile existir há cerca de 200 anos, muitas marcas do varejo ainda não sabem por onde começar para que a escrita tátil seja incluída nas embalagens de seus produtos. Em um corredor de supermercado, por exemplo, ainda é difícil encontrar pessoas com deficiência visual realizando suas compras sem a ajuda de um acompanhante ou atendente, isso porque a falta da inclusão ainda é grande. “Nós também tivemos essa dúvida de como inserir o braile em nossas embalagens, já que elas eram mais flexíveis. Na época que começamos com essa ideia, ainda não existia uma tecnologia que imprimisse a escrita nesse tipo de embalagem, mas não desistimos. Foi aí que encontramos a Fundação Dorina Nowill para cegos, que nos ajudou a criar uma tecnologia que garantisse a diagramação e impressão correta. Foi uma tarefa difícil, mas ficamos orgulhosos em dizer que hoje todos os nossos produtos possuem braile, para que pessoas cegas possam saber identificar cada um”, explica o diretor.

A empresa, que é destaque em suas soluções inovadoras, como o primeiro saco para lixo zero plástico e o saco antivírus, que é capaz de inativar o coronavírus, hoje se mostra 100% alinhada às demandas em prol da sociedade. Em 2022, por exemplo, foi uma das primeiras empresas a adotar medidas para zerar a emissão de carbono e também se destaca com seu apoio a instituições beneficentes, como o Bazar AACD. “Como empresa, sabemos que temos um papel importante dentro da comunidade que nos cerca, por isso, sempre nos colocamos à disposição para trabalhar juntos em prol de um bem maior, seja ele garantir maior autonomia para pessoas cegas ou contribuir com o cuidado do meio ambiente”, finaliza Costa.