A alta no preço do frete marítimo de contêineres, que atingiu a marca de 309% em setembro de 2021 se comparado ao mesmo período do ano passado, alavancou alternativas de logística de carga solta. O uso de big bags é uma solução que viabiliza a importação e exportação pelos portos brasileiros com custo operacional mais baixo.
O diretor-presidente do Porto da Ponta do Felix, Gilberto Birkhan, apresentou durante a Expo Dubai 2021 a alternativa que vem sendo utilizada no porto paranaense. Segundo ele, reduzir custos é um objetivo natural para o aumento da competitividade. “Tivemos um aumento de 12% da movimentação de cargas utilizando big bags desde o início da crise dos contêineres, produto que se tornou uma necessidade mundial devido a escassez que começou na pandemia e atingiu o mercado brasileiro”, conta Gilberto.
De acordo com a empresa especialista em consultoria marítima, a inglesa Drewry Shipping Consultants, o índice de preços segue em alta. Para se ter uma ideia, um contêiner reefer de 40 pés, há cinco anos, tinha valor estimado de frete marítimo $ 2,327. Em 2021, o contêiner com o mesmo volume e carga, atinge a marca de $ 6,695.
Birkhan explica que a demanda por big bags no Porto da Ponta do Félix começou em abril, quando foi realizada uma exportação inédita de alimentos em big bags para a Venezuela. “Os big bags representam uma maneira segura para o transporte em navios, além de ter um custo muito mais vantajoso aos nossos clientes”, destaca diretor-presidente do porto localizado em Antonina (PR).
Benefícios das big bags – Big Bag é um modelo de embalagem feito por compostos de alta resistência, como o polipropileno e o polietileno, com formato semelhante a uma grande sacola que pode acondicionar até 2.000 kg de carga. Tem boa aplicação para produtos a granel ou embalados em sacos, mantendo-os melhor acomodados e protegidos. Quando confeccionado com material impermeável, pode ser armazenado em pátios abertos, empilhado uniformemente e transportado em qualquer modal. Os big bags podem ser reutilizados e dobrados; por isso, também são adequados para o retorno vazio e são muito sustentáveis para o meio ambiente.
O uso de big bags no transporte de cargas apresenta diversos benefícios no processo de logística. Além de ter um custo menor para o exportador/importador, os contentores são feitos de material resistente e flexível, permitindo o melhor manejo no armazenamento dos produtos.
“Nossa primeira operação de alimentos em big bags foi em abril deste ano. Desde então, percebemos que os clientes estão atentos para o uso desses materiais, garantindo integridade dos produtos. O Porto Ponta do Félix está preparado para atender os clientes em suas necessidades, incluindo demandas customizadas”, declara o acionista do porto, Valdecio Bombonatto.
Porto da Ponta do Félix – Durante a Expo Dubai, evento mundial com participação de comitiva de empresários do governo do Paraná, a diretoria do Porto apresentou a sua nova identidade visual e nova razão social.
Antes TPPF – Terminais Portuários da Ponta do Félix, o porto passa a ser o Porto Ponta do Félix. A mudança foi necessária com a expansão da atuação em operações portuárias e armazenagem multipropósito.
A Expo Dubai deverá receber 25 milhões de visitantes ao longo de seis meses. O Porto Ponta do Félix participa expondo os avanços da área portuária, assim como o aumento significativo de 70% na movimentação de cargas em 2021.
“Este ano atendemos a diversas operações inéditas, tais como importação de malte e exportação de pallets de cana e big bags com alimentos. Destacamos também a agilidade em nossas operações, pois uma gestão eficiente de line up de navios permite atracações ágeis e sem filas”, finaliza Birkhan.