Iniciativa faz parte do compromisso da companhia de promover o desenvolvimento humano por meio de projetos sociais nas frentes de cultura, educação, esporte e ações sociais
A Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul – promoveu visitas de alunos e professores da rede pública de ensino das comunidades onde conta com operações à SP-Arte, maior feira de arte e design da América Latina. Participaram da ação mais de 350 pessoas, sendo alunos e professores de ETECs de Cubatão e da região de Santo André, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), localizado em Cubatão, da Secretaria de Educação de Cubatão e do Projeto Pescar, realizado na unidade da Unipar Santo André. A ação aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de abril, com o objetivo de promover o acesso ao circuito de arte e cultura, fomentando o pensamento crítico com um olhar sobre as diferentes manifestações culturais.
Para a estudante Vitória Ferreira, que cursa informática na ETEC Cubatão, a visita promovida pela Unipar foi importante para difundir conhecimento e interesse em arte com os jovens. “Temos que ampliar nossos conhecimentos para a arte. No meu curso de informática, gosto muito de design e, com a visita, futuramente poderei aplicar os conhecimentos que tive aqui”, afirma.
“Se estamos aqui, conseguimos ampliar nossos sonhos, pois podemos interagir com a arte e pensar no que carregamos, a nossa bagagem, nossa vida. Tudo o que aprendemos aqui, vamos levar com a gente”, conta Isadora Eloisa Almeida, aluna do Projeto Pescar, curso profissionalizante oferecido pela Unipar em sua fábrica de Santo André.
A SP-Arte faz parte do conjunto de mais de 40 iniciativas apoiadas pela companhia. Dentre elas, estão instituições de impacto nacional e importantes projetos voltados para as comunidades do entorno das operações da companhia. A ação está em linha com a diretriz de sustentabilidade da Unipar, que definiu o saneamento e o desenvolvimento humano como pilares para seu programa de Investimento Social Privado nos próximos dez anos.
“A sustentabilidade é uma prioridade para a Unipar. Temos como objetivo ser um agente de transformação por um mundo mais sustentável. Nesse contexto, a arte é um elemento importante por ter a capacidade de conectar as pessoas, transformar suas percepções e estimular a criatividade e a inovação”, destaca Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da companhia.
Somente em 2023 a Unipar investiu cerca de R$ 17 milhões em projetos sociais voltados para as frentes de cultura, arte, educação, esporte e ações sociais, com um olhar especial para as comunidades do entorno de suas operações. A meta da companhia era alcançar 2 milhões de pessoas com projetos sociais focados no desenvolvimento humano e acesso ao saneamento básico no período acumulado entre 2022 e 2025, mas a empresa se engajou de tal forma que no final de 2023 já atingiu a marca de 4 milhões de pessoas impactadas por meio das iniciativas apoiadas nas áreas de educação, esportes, cultura, saneamento e ações sociais.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e, também, em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.