O principal diferencial desta linha de produtos é a biodegradação em ambiente de aterro sanitário.
São Paulo, Fevereiro 2020 – A Terphane (www.terphane.com), líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player mundial, iniciou a comercialização dos filmes biodegradáveis da linha Ecophane. O material está alinhado a uma demanda crescente do mercado global por soluções de embalagem mais sustentáveis. Lançada em 2019, a linha Ecophane é dividida em duas famílias de produtos: filmes BOPET com no mínimo 30% de PCR (PET reciclado pós consumo) em sua composição e os filmes biodegradáveis.
Como explica Marcos Vieira, Diretor de P&D Global da Terphane, a decomposição do Ecophane biodegradável ocorre em aterros sanitários, transformando-se em um fertilizante natural. O filme se degrada completamente num período médio de 04 anos, sempre em condições anaeróbicas. O material já foi aprovado para contato com alimentos e foi desenvolvido de acordo com a norma ASTM D5511 (norma de teste de avaliação da biodegradação em aterro sanitário).
Vieira lembra ainda que “os aditivos utilizados no Ecophane biodegradável são 100% orgânicos, compostos por matérias-primas não tóxicas. A propriedade de biodegradabilidade está ligada à estrutura química do polímero”.
“Este material foi criado e desenhado pensando no mercado brasileiro, onde a maior parte do descarte de embalagens acontece em aterros sanitários. E esta linha foi desenvolvida para se degradar nesse ambiente. Portanto, esta é uma solução muito alinhada à demanda atual por soluções sustentáveis de embalagem”, completa José Ricardo Sorbile, Gerente Nacional de Vendas da Terphane.
“A linha Ecophane é o resultado de extensivas pesquisas e muita tecnologia de ponta aplicada ao seu desenvolvimento.” Esta expertise tecnológica resultou em mais de 10 tipos de filmes da linha Ecophane, com conteúdo reciclado e biodegradáveis, disponíveis para as mais diversas aplicações. Vale lembrar que no Brasil, o poliéster é a única resina que, após reciclada, pode ser usada na produção de novas embalagens, inclusive para contato com alimentos.
“O desenvolvimento da linha Ecophane não vai ao encontro apenas das métricas de sustentabilidade estabelecidas pela Terphane. Esta linha atende a uma busca dos brand owners que querem associar suas marcas e produtos a embalagens cada vez mais sustentáveis”, completa José Ricardo. A Terphane estabeleceu como prioridades em sua jornada de sustentabilidade, ações ambientalmente, socialmente e economicamente positivas em suas plantas, produtos e na comunidade.
Por serem mais leves, naturalmente as embalagens flexíveis reduzem os impactos ambientais e oferecem vantagens significativas para o armazenamento e transporte dos produtos. “Definitivamente as embalagens flexíveis estão na vanguarda de uma agenda cada vez mais exigente, a das ‘embalagens sustentáveis’. Embora ainda existam alguns entraves na cadeia da reciclagem, a embalagem flexível é a que mais se aproxima da ‘escolha perfeita’ em termos de solução mais sustentável disponível no mercado. E os novos filmes Ecophane surgem para fechar este circuito ao utilizarem uma boa parte das embalagens descartadas pós consumo e poderem ser novamente reciclados ou serem biodegradáveis”, atesta José Ricardo.
Sobre a Terphane
Desde a sua fundação em 1976, a Terphane concentra-se no desenvolvimento de tecnologias e processos de fabricação de filmes especiais de poliéster biorientado (BOPET). Sua equipe possui ampla experiência e conhecimento em produção, revestimento e metalização de filmes. A empresa se destaca ainda por uma cadeia verticalizada que vai desde a produção da resina até a extrusão de filmes especiais. Esta característica garante um desempenho único aos filmes Terphane e a coloca como líder de mercado na América Latina e um importante player global. A Terphane faz parte do grupo industrial norte-americano Tredegar.