Tecnologia francesa de gravação industrial a laser foi destaque em feira de SC

Feira da Tecnologia do Plástico voltou a ocorrer, depois de quatro anos. E a francesa LS100 Gravotech, distribuída no Brasil pela Soma Solution, atraiu a atenção dos industriais, pelas inovações e funcionalidades que o produto oferece.

Depois de quatro anos, a cadeia produtiva do plástico no Brasil voltou a se reunir em um dos maiores eventos técnicos da área, no país: a Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico. A feira ocorreu entre os dias 05 e 08 de abril, em Joinville/SC, com novidades. Uma delas figurou entre as principais atrações: uma máquina francesa, de corte e gravação industrial, caracterizada pelo pequeno porte, porém intensa produtividade e avançado grau tecnológico.

Trata-se da LS100, da Gravotech, marca presente no mundo todo com soluções para gravações e cortes e distribuída no Brasil pela empresa Soma Solution. Um dos diferenciais da máquina a laser é o que a fabricante denomina “software exclusivo e dedicado”, ou seja, um dispositivo computacional onde é possível criar e editar textos, logotipos, imagens vetorizadas, fontes em todos os idiomas, além da gravação em matrizes.

“Trata-se de um produto versátil e que pode ser utilizado nos mais diversos ambientes industriais. Isso porque o software multitecnologia possibilita customização de acordo com as especificações da unidade fabril de cada usuário”, informa a coordenadora Comercial do grupo Soma Solution, Janaina Grings.

A coordenadora destacou, ainda, entre as funcionalidades da LS100 a sua precisão. A área de gravação do produto, que é de 460×305, possibilita o fácil posicionamento do material a ser gravado, abrindo diversas possibilidades, inclusive com o uso de opcionais para utilização em itens cilíndricos. O princípio da LS100 funciona com eixos X, Y e Z, para gravações em tamanhos variáveis, tanto de comprimento e altura, quanto largura na sua área de trabalho. “Dentro dos modelos LS100, há três versões: o LS100 Energy (equipamento de entrada), LS100 40W e o LS100 60W. São máquinas para sinalização, identificação industrial e de marcas”, ilustra Janaina.

Além disso, chama a atenção a velocidade de impressão das máquinas de gravação: etiquetas de identificação e codificação ficam prontas em segundos. “O tempo varia de projeto para projeto, conforme as especificações a serem impressas e codificadas. Mas a máquina faz um trabalho rápido e preciso, o que garante produtividade com alta qualidade de gravação”, sublinha a coordenadora.

Outra característica é a aplicação em vários tipos de materiais: plástico, vidro, acrílico, madeira, metal revestido; e corte – além da definição de linhas de dobra no papel. “Por essa adaptação, é destinada aos mais variados segmentos da indústria”, pontua.

 M40 Gravotech também foi apresentada na Feira

A Soma Solution também colocou em evidência na Interplast o modelo M40 Gravotech. “Esta é uma máquina de gravação mecânica rotativa, para gravação e corte em plásticos, metais e vidro, sendo um equipamento versátil e preciso, muito utilizado para gravação de placas de identificação. Sua área de gravação (305×210 mm) amplifica sua atuação, além de ter dispositivos para gravação em materiais cilíndricos”, diz Janaina.

Para o M40 o material mais utilizado para corte e gravação é o Gravoplay 2, chapa em ABS, para uso interno e com diversas possibilidades de cores. O grande diferencial para esse equipamento é a possibilidade de gravação em 3 camadas/cores, com o Gravoplay 3C.

Foram expostos ainda diversos materiais com cores, texturas e espessuras diversas para diferentes resultados em corte e gravação, como o Gravoply Laser específico para máquinas de gravação a laser CO2 e ideal para ser utilizado na LS100. Também entre os destaques esteve o Gravolase Metallics, com acabamento metálico, composto por acrílico modificado, que permite a utilização em ambientes interno e externo, e gravado tanto na LS100 como na M40.

A executiva frisa, ainda, o trabalho pós-venda realizado pela Soma Solution, o que garante assessoria e assistência técnica para o industrial que adquire os produtos. Por tudo isso, a equipe da Soma Solution prospecta boas possibilidades de negócios com os integrantes da cadeia produtiva do plástico, que visitaram a feira de Joinville. A expectativa do grupo, por sinal, converge com a da organização da Interplast.

A feira, criada em 2000, ocorria a cada dois anos, até 2018. Em 2020, precisou ser cancelada, por causa da pandemia de Covid-19. Passada a fase mais crítica e com a situação em estabilidade, o evento voltou com industriais, fornecedores e especialistas ávidos pelo reencontro. E ávidos também por conhecer novidades. “É uma oportunidade única de incrementar os negócios neste momento de retomada”, vislumbra o diretor de Operações da Soma Solution, Gilberto Dick.

 SOBRE A FEIRA

Segundo a organização, a Interplast vai reuniu 400 marcas expositoras e contou com a participação de representantes da cadeia produtiva do plástico vindos de 150 cidades, de 10 países. O evento incluiu rodada de negócios, congressos para discutir os principais temas relacionados ao setor, fórum de economia circular, entre outras atividades. Particularmente para esta edição, a volta da interação presencial foi uma das maiores motivações da Interplast. “Após o período de pandemia, de reuniões virtuais e apresentação de produtos via internet, a feira permitiu a visualização de máquinas em atividade. Paralelo a isso, permitiu a interação direta e presencial com quem entende do mercado e negociar com quem tem poder de decisão”, salienta texto de divulgação do evento.

 SOBRE A SOMA SOLUTION

A feira ocorreu em Joinville não por acaso. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), a zona industrial do município catarinense é o segundo maior polo do setor, no Brasil. A participação da Soma Solution no evento também não se deu à toa. O grupo tem origem e forte base no Sul do país, com unidades no Paraná (Curitiba, Toledo e Maringá), Rio Grande do Sul (São Leopoldo), Santa Catarina (Chapecó e Joinville propriamente dita) e conta com uma nova unidade em Valinhos/SP.

A Soma Solution é distribuidora de marcas reconhecidas no mercado global, como Loma Systems, Festo, Markem-Imaje, Gravotech, Retreeva, Balluff e Cognex.

São soluções utilizadas por linhas de produção industrial dos mais variados segmentos, que abrangem detector de contaminantes e checadores de peso, sistema de visão e leitores de código, gravação e codificação industrial, automação elétrica e pneumática, também disponíveis na feira.

 OUTRAS INFORMAÇÕES

Sobre a Soma Solution: https://www.somasolution.com.br/

Sobre as máquinas francesas Gravotech, distribuição SomaSolution:

https://www.somasolution.com.br/equipamentos/gravacao-e-codificacao-industrial