Seminário aborda desafios da reciclagem e contou com presença do presidente da Campo Limpo

Marcelo Okamura foi um dos palestrantes do XVIII Seminário de Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos, que acontece em São Paulo

Tema recorrente na sociedade em razão de sua importância para a sustentabilidade do planeta, a reciclagem foi uma das pautas principais do “XVIII Seminário de Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos”, que aconteceu em 27 de maio, no Auditório da Escola Americana Mackenzie, em São Paulo (SP). O evento contou com a presença do presidente da Campo Limpo Plásticos e do inpEV, Marcelo Okamura, como um de seus palestrantes.

Marcelo Okamura é Presidente do inpEV e da Campo Limpo Plásticos

O seminário promoveu a discussão dos desafios relacionados à destinação de resíduos sólidos em âmbito nacional, tendo em vista especialmente as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “É sempre muito importante participar de eventos como esse seminário, em que temos a chance de trocar informações e aprofundar conhecimentos sobre um tema vital para a nossa sociedade e que merece cada vez mais atenção. Além disso, é mais uma oportunidade de reiterar o compromisso da Campo Limpo com um agronegócio eficiente e sustentável”, afirmou Marcelo Okamura.

Em sua palestra, Okamura apresentou o tema “Como estruturar uma cadeia de reciclagem eficiente”, no qual abordou como a logística reversa e a economia circular são molas propulsoras para um mundo mais sustentável. “O Sistema Campo Limpo é referência mundial na destinação ambientalmente correta de embalagens plásticas vazias de defensivos agrícolas e a Campo Limpo Plásticos já produziu mais de 100 milhões de embalagens recicladas para defensivos agrícolas. Destacamos como esse caso de sucesso foi construído e o que temos feito para mantê-lo sempre em destaque”, finalizou Okamura.

Graduado em Agronomia pela FCAVJ – UNESP e com diversas especializações, entre elas Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (SP), Gestão Empresarial pela Kellogg – Northwestern University (EUA) e Insead (França) em Advanced Management Programs, Okamura tem vasta experiência no segmento do agronegócio e já passou por grandes empresas como Rhodia, DuPont e FMC Corporation.  

XVIII Seminário de Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos

O XVIII Seminário de Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais do setor do plástico e reciclagem de resíduos sólidos. O objetivo foi discutir a expansão do leque de possibilidades de negócios associados à economia circular com base no reaproveitamento de materiais, incluindo a discussão de temas como a Aditivação de plásticos reciclado; Análises em laboratórios – ferramentas para a melhoria da qualidade de reciclados; Resinas e aditivos; Reciclagem de resíduos de eletroeletrônicos; Economia circular: coleta e segregação; Máquinas e equipamentos.

Campo Limpo Plásticos

Fundada em 2008, Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. atua como um centro de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para reciclagem e produz embalagens plásticas para envase de defensivos agrícolas a partir da resina reciclada pós-consumo agrícola. Esse processo é proprietário, conta com certificação UN para transporte terrestre e marítimo de produtos perigosos e recebeu uma patente verde pelo INPI.

O trabalho é executado a partir da reciclagem das embalagens vazias devolvidas pelos agricultores após tríplice lavagem ao Sistema Campo Limpo. Assim, encerra-se o ciclo da economia circular dessas embalagens dentro do próprio setor.

Idealizada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), a Campo Limpo é responsável pela gestão do programa de logística reversa, Sistema Campo Limpo, representando as indústrias fabricantes de defensivos agrícolas na destinação das embalagens utilizadas nas culturas de todo o país.

A companhia conta com um complexo industrial que abriga duas subsidiárias localizadas na cidade de Taubaté (SP) e uma filial em Ribeirão Preto (SP), inaugurada em 2018.