Semana do Meio Ambiente destacou atuação dos setores para o combate à poluição plástica

Empresa local do setor de reciclagem opera na transformação do resíduo pós-consumo

A Semana do Meio Ambiente, conhecida pela comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), completa seu 50º aniversário em 2023. Neste ano, o tema que marcou o movimento global é “Combata a Poluição Plástica”, destacando as alternativas e soluções por parte dos governos, cidades e empresas envolvidas na redução e gestão dos resíduos sólidos em todo o mundo.

Também no início da semana de 05/06, no dia 5, comemorou-se no Brasil o Dia Nacional da Reciclagem. A data marcou o período e continua a incentivar a conscientização a respeito da coleta seletiva e reutilização dos resíduos pós-consumo, principalmente do plástico. Atualmente, conforme revela relatório da ONU, o material corresponde a pelo menos 85% do total de lixo no mar, prejudicando a vida marinha e danificando habitats pelo caminho.

Ainda de acordo com a organização global, sem uma ação urgente, as 11 milhões de toneladas de plástico que hoje chegam aos oceanos anualmente triplicarão em duas décadas. Isso seria o equivalente a 50 kg de resíduo por metro de litoral em todo o mundo. Nesse contexto, a reciclagem reduziria a geração do material.

Hoje, a taxa mundial de reciclagem do plástico é inferior a 10% e, por isso, entre as propostas levantadas pela ONU neste ano está a melhoria nos sistemas de gestão de resíduos para garantir que uma alta proporção seja reciclada ou reutilizada e a atenção a circularidade, promovendo práticas de consumo e produção mais sustentáveis em toda a cadeia de valor do material.

É nesse sentido que empresas do setor de economia circular e reciclagem têm papel fundamental, pois atuam diretamente para o desenvolvimento do segmento e redução do material destinado aos aterros ou, de forma incorreta, aos oceanos. Esse é o caso da Lar Plásticos, plataforma de economia circular que opera na transformação do plástico pós-consumo e sua reintrodução na cadeia produtiva.

A empresa 100% brasileira trabalha pelo setor de reciclagem desde 2011 e possui unidade fabril localizada no município de Atibaia (SP). Com um processo vertical que acompanha a transformação do resíduo a partir da triagem e separação até o produto final, a Lar Plásticos reaproveita mais de 1,2 mil toneladas de plástico todos os meses e almeja expandir essa taxa ainda mais.

“Desde a fundação da organização tínhamos como objetivo nos posicionar para atender às necessidades do mercado nacional por meio de soluções customizadas, valorizando todos os envolvidos no ciclo da reciclagem e, é claro, toda a região de Atibaia, onde estamos inseridos”, explica o diretor administrativo da Lar Plásticos, André Novelli.

Além da unidade fabril no interior de São Paulo, a organização está presente na Região Nordeste, onde abriu duas filiais em Pernambuco e Bahia, auxiliando nas demandas de gestão de resíduos e atendimento com artigos de coleta seletiva e urbana nessas áreas. Da mesma forma, atua no estado do Rio de Janeiro por meio de um centro de distribuição local.

Recentemente, a empresa recebeu como nova sócia minoritária a GEF Capital, uma gestora de capital privado especializada em negócios de impacto em sustentabilidade e desenvolvimento social. “A entrada e investimento da companhia visa trazer para a Lar Plásticos mais inovação nos processos produtivos, maior valorização da cadeia de reciclagem e a geração de muito mais oportunidades para Atibaia e região”, finaliza Leonardo Marino, diretor industrial da Lar Plásticos.

Sobre a Lar Plásticos: A Lar Plásticos é uma plataforma de economia circular que atua no setor da coleta seletiva e urbana, contenção de lixo e produtos para acondicionamento e transporte desde 2011. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, a indústria localizada em Atibaia (SP), realiza a triagem e reciclagem de materiais a fim de reduzir os impactos ambientais da cadeia produtiva do plástico. Seus produtos são fabricados sob as mais rigorosas normas técnicas mundiais de qualidade, utilizando principalmente plástico reciclado como matéria-prima. Assim, a Lar Plásticos atende as atuais necessidades do mercado, oferecendo itens de alta qualidade e confiabilidade.