Sacolas descartáveis são importantes aliadas no combate ao novo Coronavírus

O surgimento do novo Coronavírus mudou a rotina das pessoas e as prioridades de consumo da sociedade. Fatores que são decisivos no combate ao vírus como a descartabilidade e a higiene fizeram o plástico de uso único voltar a ser prioritário.

Essa volta da importância do plástico afetou direta e negativamente os resultados dos esforços dos ativistas ambientais que trabalham para reduzir o uso de plásticos ao redor do mundo. Nesse momento, talvez mais do que nunca, as pessoas precisam do plástico descartável como aliado no combate ao novo vírus.

De acordo com o portal de notícias UOL, um relatório recentemente divulgado pela BloombergNEF (Bloomberg New Energy Finance) revelou que pelo menos a curto prazo a redução de produtos plásticos descartáveis não é viável. “As preocupações com a higiene dos alimentos devido à Covid-19 podem aumentar o uso de embalagens plásticas”, diz o relatório.

As sacolinhas descartáveis vão te proteger melhor na pandemia

Não usar sacolas plásticas descartáveis no supermercado em tempos de Coronavírus é correr um risco desnecessário de contágio. O uso de sacolas reutilizáveis neste período da pandemia ​​não é recomendado. As sacolas retornáveis, assim como qualquer outro objeto pessoal que fique sendo transportado, ​​podem carregar o COVID-19 e outros tipos de vírus.

Consequentemente, se você usa as sacolas ecológicas sem limpar, elas espalham a doença por todos os locais onde passam. As sacolinhas ​​e outros produtos plásticos descartáveis são a alternativa de material mais segura na hora de transportar seus alimentos agora porque contribuem com a redução da propagação do novo vírus.

O novo Coronavírus sobrevive nas sacolas retornáveis

O Coronavírus sobrevive em sacolas retornáveis por até nove dias. A única forma de continuar usando o produto neste momento seria lavar as sacolas toda vez que elas fossem usadas. Como quase ninguém faz isso, o uso durante a pandemia é arriscado. Um estudo sobre as condições de higiene nos supermercados no Arizona e na Califórnia, encontrou grande número de bactérias em quase todas as sacolas reutilizáveis.

Por outro lado, nenhuma contaminação em nas sacolas plásticas descartáveis novas foi encontrada. O estudo conduzido pelos pesquisadores também descobriu que a grande maioria dos compradores nunca seguiu o conselho de lavar as sacolas retornáveis.

Sacolinhas plásticas trazem mais segurança e menos contaminação

Além de não lavar as sacolas regularmente algumas pessoas colocam esses objetos dentro do carrinho do supermercado e no chão, o que leva a contaminação desse material. Com a nova pandemia, provavelmente, esse hábito de usar sacolas e outros objetos retornáveis significará mais pessoas com COVID-19.

A Starbucks (presente também no Brasil) e outras cadeias já suspenderam o uso de produtos retornáveis para evitar a propagação do Coronavírus. A necessidade de procurar materiais ecológicos fica em segundo plano durante a batalha contra o novo vírus.  Quando algo é tão transmissível como o novo Coronavírus todo cuidado é pouco e as sacolinhas descartáveis passam a ser nossas aliadas.

Fonte: SIMPERJ-Sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado Rio de Janeiro