Promaflex enfrenta alta nos custos e reduz em até 35% gastos com gás, energia e petróleo

Maior fabricante de filmes de proteção de superfícies da América Latina
adota soluções que impactam sua linha de produção

A Promaflex, maior fabricante de filmes de proteção de superfícies da América Latina, adotou medidas inteligentes e inovadoras de redução de custos para enfrentar a alta generalizada de itens essenciais em sua linha de produção, como energia elétrica, gás e derivados de petróleo. A economia chegou, em alguns casos, a 35%, o que tornou a empresa mais competitiva e sustentável.

Com relação à energia elétrica, a solução foi migrar para o sistema de mercado livre. “A redução nos custos alcançou 15%. Além disso, conquistamos outros benefícios, como a previsibilidade no orçamento e poder de escolha do fornecedor”, explica o presidente e sócio fundador da Promaflex, Márcio Velletri.

A Promaflex também optou por mudança no fornecimento de gás, outro item essencial na linha de produção, localizada na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Ao invés de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), passou a utilizar Gás Natural (GN).

“Pensamos não somente na redução dos custos, mas também na segurança dos colaboradores e vizinhos. Tínhamos a meta de alcançar uma redução da ordem de 20%, mas, no entanto, conseguimos chegar a 35%”, diz Marcos Velletri, também sócio e fundador da empresa.

A diminuição dos riscos de abastecimento via caminhões e a adequação às normas e legislações ambientais vigentes foram igualmente determinantes para a mudança. “Eliminamos a circulação de caminhões para o abastecimento e, por consequência, reduzimos a emissão de carbono. O gás natural apresenta queima mais limpa, sem fuligem e com menor geração de CO²”, salienta.

“Além disso, a conservação de todo o sistema e dos equipamentos é mais eficiente quando comparada ao método mais tradicional”, complementa Marcos Velletri. O investimento para adequação de GN foi em torno de R$ 200 mil, com futuro reembolso pela Comgás.

Outras mudanças realizadas pela Promaflex que contribuíram para a economia de energia realizaram-se na linha de produção. “Fizemos a troca de motores de parte dos maquinários por novos de maior performance e adotamos fornos de alto rendimento, com gasto otimizado de energia. Ocorreram ajustes de tecnologia em algumas máquinas e adquiramos maquinários de última geração”, revela Marcos Velletri.

“A Promaflex possui uma fábrica que trabalha em três turnos, onde as máquinas extrusoras, que são o coração do negócio, funcionam de forma contínua. Ou seja, 24 horas de funcionamento dos equipamentos, que produzem ao redor de 400 toneladas de material/mês na unidade. A racionalização do consumo proporcionou redução significativa no custo de energia”, acrescenta o presidente Márcio Velletri.

Ele ressalta que a empresa tem amplo portfólio de produtos, e cada item é impactado de maneira distinta pelo custo energético. Um exemplo é o Protelhado, manta de isolamento térmico para telhados, cujos processos de produção requerem mais de quatro etapas. “É um produto fabricado com filme e espuma laminados por temperatura. Sua composição de custo é muito afetada pela energia”, exemplifica.

Petróleo

Os desafios são grandes também com relação à restrição no mercado de matérias-primas de derivados de petróleo. “Estamos adotando novas políticas de compra e racionalizando custos para enfrentar um desafio que atinge não só o Brasil, afirma Márcio Velletri, observando: “Temos que ser criativos ao buscar fornecedores no mercado para não prejudicar a produção e, consequentemente, os nossos clientes”.

A empresa, como todo o setor em que atua, ainda tem que lidar com o efeito desses aumentos em seus custos de produção e, claro, em seus preços. “Os aumentos sucessivos das matérias-primas nos últimos meses geram o desafio de repassar a majoração para os clientes. Entretanto, isso é necessário em muitos casos, pois nem sempre conseguimos absorver a escalada de preços”, finaliza Márcio Velletri.

Promaflex

Fundada em 1988, a partir de joint venture entre uma companhia multinacional do setor e um grupo brasileiro, a Promaflex é líder na área de filmes para proteção em toda a América Latina. Sua sede localiza-se em Taboão da Serra, São Paulo, onde funciona o parque industrial.

A empresa atua em diversos segmentos da indústria, além da construção civil. Filmes de proteção, mantas de proteção e termoacústicas, rótulos, embalagens e filme óptico são alguns dos seus principais produtos. Em seu laboratório, trabalham engenheiros de produção, físicos e químicos, onde são realizados testes e pesquisas para o lançamento de soluções que atendam às expectativas do mercado.

A Promaflex é responsável por produtos inovadores, seguros e tecnológicos, que caminham lado a lado com o crescimento e necessidades do País, criando soluções para setores diversos da economia no Brasil e no exterior. Desde 1988, possui a certificação ISSO 9001 e mantém parceria com organizações nacionais e internacionais, visando garantir acesos ao que há de mais avançado em tecnologia em sua área de atuação.