Projetos patrocinados pela Unipar vão beneficiar mais de 6 mil pessoas em Cubatão e Rio Grande da Serra

Com investimento total de aproximadamente R$ 4 milhões, empresa vai patrocinar iniciativas ligadas ao meio-ambiente, educação, cultura e esporte, especialmente para apoiar o desenvolvimento das comunidades das fábricas e apoio a cultura

São Paulo, 15 de outubro de 2020 – A Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, definiu os 10 projetos nas cidades de Cubatão e Rio Grande da Serra, ambas no estado de São Paulo, além da Casa Geyer, projeto cultural em construção na cidade do Rio de Janeiro (RJ). As iniciativas receberão mais de R$ 4 milhões em patrocínio direto e também via Lei Rouanet, e a expectativa da empresa é que as ações beneficiem diretamente 6,4 mil pessoas que vivem próximas as fábricas.

Os investimentos fazem parte dos esforços da Unipar para desenvolver as comunidades localizadas nas cidades onde mantém suas fábricas, especialmente as pessoas residentes no entorno. O formato abrangente da proposta vai permitir a oferta de aulas e práticas esportivas, culturais e ligadas à sustentabilidade, especialmente às crianças, cumprindo o papel da empresa, de apoiar a inclusão das comunidades onde estamos inseridos.

Os projetos “Taekwondo Social”, “Projeto Bom De Bola Bom Na Escola”, “Fazer Valer”, “Judô Social Nery”, foram selecionados na área de esportes e oferecerão à comunidade a oportunidade de praticar atividades, como Taekwondo, Futebol, Judô e Jiu-jitsu.

Na área cultural, os projetos “Primeiros Acordes” e “Programa Cubatão Sinfonia” oferecerão aulas com instrumentos dedicados à prática de música erudita. Já em meio ambiente, “Missão Cidade Azul”, “ConsCiência”, “Projeto Cultura Maker Nas Práticas Ambientais” e “Horta para a Vida” são os selecionados para oferecer aprendizado ligado à sustentabilidade e conservação de florestas, rios e outros recursos naturais.

Mauricio Russomanno, CEO da Unipar, destaca a importância do programa de patrocínio para a empresa. “A escolha dos projetos que serão patrocinados pela Unipar nos ajuda a cumprir a missão de levar desenvolvimento às comunidades, especialmente àquelas em nosso entorno. Entendemos que isso faz parte do nosso papel na sociedade impulsionar o crescimento dessas pessoas”.

Para definir a escolha dos projetos patrocinados, a companhia realizou um processo transparente e que utilizou critérios claros para a escolha. Os escolhidos deveriam ter ações claras a para a inclusão das pessoas, com práticas que incentivam a socialização, a prática esportiva e o aprendizado ligado à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Antônio dos Santos, Membro do CCC de Cubatão e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cubatão (CMDCA Cubatão), indica que “os projetos que beneficiam diretamente as comunidades de Cubatão, como o de esportes e o música erudita, são extremamente importantes, não apenas considerando o acesso das crianças em situação de vulnerabilidade social às práticas esportivas e culturais, mas também porque chegarão até comunidades da região que atualmente não são cobertas por nenhum outro projeto social”, afirma. “Alguns projetos vão além, e também trarão o fortalecimento dos vínculos familiares, o que deve trazer impactos positivos para a vida das crianças e adultos”, completa.

Projeto da Casa Geyer

Além dos projetos selecionados no estado de São Paulo, a companhia também deve direcionar parte dos investimentos destinados às ações de cultura para a construção do projeto Casa Geyer, com previsão para ser inaugurada no ano de 2023.

Planejada para ser aberta ao público como um museu que receberá exposições de obras de arte, o projeto, localizado no bairro do Cosme Velho, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, é fruto de uma doação realizada pelo Dr. Paulo Fontainha Geyer e Dna. Maria Cecília Geyer ao Museu Imperial do Brasil.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, insumos que formam a base de todas as indústrias e tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão).

Com atuação de cerca de 1.400 funcionários em seus escritórios e plantas industriais em Cubatão (SP) e Santo André (SP), no Brasil, e Bahía Blanca, na Argentina, a Unipar tem foco em qualidade, segurança, respeito ao meio ambiente, integração comunitária e valorização de seus colaboradores.

Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de seu Conselho Consultivo Comunitário (CCC), que reúne vizinhos, organizações sociais e representantes da empresa. Além disso, é pioneira na implementação do Programa Fábrica Aberta, que mantém suas plantas abertas aos visitantes durante todos os dias do ano, 24 horas por dia.