Estabilização de preços de insumos e queda de preços de produtos ao consumidor final ajudam a explicar a reação do setor em 2024.
Dia do Profissional da Química, comemorado em 18 de junho, fomenta campanha especial de valorização da área, no Brasil.
De acordo com levantamento da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, com base na PIM – Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, a fabricação de produtos de limpeza acumula alta de 11,4% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2023. A alta é impulsionada por itens como preparações multiuso de limpeza, amaciantes e desinfetantes.
“Acredito que uma das explicações para o bom desempenho do setor em 2024 seja a estabilização dos preços de insumos para a indústria. Segundo o INPC, neste ano, o setor acumula uma deflação de 1,36%. Se levarmos em conta os últimos 12 meses, a queda é de 2,57%. Ou seja, os produtos de limpeza estão mais baratos ao consumidor”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.
Outro fator que ajuda o desempenho é o investimento em inovação por parte das empresas do setor. Segundo relatório da CNI – Confederação Nacional da Indústria, o setor químico é responsável por, aproximadamente, 16% de todo o investimento, em inovação, da indústria brasileira.
“Esse investimento se dá, prioritariamente, em ações que otimizam o uso de recursos naturais na produção e distribuição de saneantes, e no constante fluxo de lançamentos de produtos de limpeza, seja por meio de novas fórmulas, embalagens ou linhas inéditas de produtos”, explica Engler.
Geração de empregos
O dinamismo também reverbera na economia e na sociedade. De acordo com um levantamento realizado com base no CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, os fabricantes de produtos de limpeza geraram mais de 11 mil postos de trabalho no período entre janeiro de 2020 e abril de 2024, fazendo com que o setor chegasse a 92 mil empregos diretos. No período analisado, em todos os anos (mesmo durante a pandemia), o saldo de contratações foi positivo.
Campanha de homenagem aos profissionais da química
No dia 18 de junho é comemorado o Dia Nacional do Profissional da Química e a ABIPLA integra uma campanha capitaneada pelo CFQ – Conselho Federal de Química e pelo CRQ – Conselho Regional de Química para valorizar quem atua na área. A campanha busca relevar a percepção pública sobre a importância da química no dia a dia, lembrando sobre sua presença em todos os lugares e setores. Com isso, a iniciativa tem uma linguagem didática e acessível e pode ser vista, ao longo de junho, no site e nas redes sociais da ABIPLA.
Sobre a Abipla
Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas domissanitários, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública, marcos regulatórios e consumo sustentável. O setor movimenta R$ 32 bilhões anuais e responde por cerca de 92 mil empregos diretos.
Perfil do porta-voz
Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.