60% dos alimentos produzidos na América Latina são desperdiçados antes de chegar aos consumidores.
Reduzir as perdas e o desperdício de alimentos é essencial em um mundo onde o número de pessoas afetadas pela fome continua em tendência de aumento. Globalmente, 30% dos alimentos são desperdiçados e, só na América Latina, mais de 172,5 milhões de pessoas passam fome todos os dias ou estão desnutridas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo a organização, só o Brasil perde, por ano, cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos.
Diante deste cenário, a Kerry, líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition, atua com diversas iniciativas que podem levar à diminuição deste desperdício em todo o mundo, principalmente na América Latina, onde, segundo a OMS, 60% dos alimentos produzidos são desperdiçados antes de chegar aos consumidores.
“Como principais aliados e parceiros de empresas nas indústrias de alimentos e bebidas, temos a responsabilidade de enfrentar esses desafios crescentes e impulsionar a transformação. A Kerry é uma empresa que se preocupa em incluir práticas que beneficiem o planeta, e como líder em proteção e preservação de alimentos , estamos preparados para ter um impacto significativo na redução do desperdício de alimentos em todo o mundo, para isso enfatizamos com urgência: com os preços dos alimentos em alta, agora é a hora de ajudar os recursos do nosso planeta a ir mais longe, evitando que os alimentos sejam perdidos.” Afirma Alejandra Rullan, líder de nutrição sustentável da Kerry na América Latina.
O Dia Internacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos é comemorado todos os anos no dia 29 de setembro. É uma data para chamar a atenção dos setores público e privado para priorizar esforços e inovações, para ajudar a reduzir a perda e o desperdício de alimentos no planeta.
Todas essas ações visam restaurar e reconstruir os sistemas alimentares para que estejam prontos para a resiliência. O mercado também está passando por mudanças rápidas impulsionadas por novas demandas dos consumidores, de acordo com o último estudo Innova Market Insights, de 2019, 87% dos consumidores globais esperam que as empresas invistam em sustentabilidade, número expressivamente maior dos 65% em 2018, uma tendência que continua a aumentar e é principalmente exigido pelos millennials e pela Geração Z.
Segundo a ONU, cerca de 14% dos alimentos do mundo são desperdiçados entre a colheita e o varejo, e 17% são desperdiçados no varejo e no consumo. Isso ocorre em um momento em que mais de 811 milhões de pessoas sofrem de fome em todo o mundo.
Da mesma forma, a organização aponta que os alimentos que apodrecem em aterros sanitários resultam na geração de metano, um potente gás de efeito estufa que tem 84 vezes o poder de aquecimento do dióxido de carbono em um período de 20 anos. Esta perda e o desperdício de alimentos respondem por 8 a 10% dos gases de efeito estufa.
“A preservação de alimentos reduz as perdas e desperdícios na cadeia de suprimentos. A Kerry, por exemplo, está trabalhando em diferentes áreas de aplicação do mercado de uso final para preservar e prolongar a vida útil de alimentos como carnes, bebidas, refeições pré-prontas, panificação, entre outros. Como exemplo das tecnologias que oferecemos em soluções de panificação, que é a categoria com maior volume de resíduos globalmente, a cada ano estendemos a vida útil de 34,5 bilhões de pães em todo o mundo.” conclui Alejandra.
Para Kerry, as soluções de segurança alimentar em carne são prioridades também, já que é a categoria de maior valor me desperdício de alimentos. Para garantir a segurança dos produtos das empresas e atender às demandas dos consumidores, a empresa trabalha em estreitar colaboração com seus clientes para resolver problemas de preservação, segurança alimentar, eficiência do processo, sabor, nutrição e apelo.
Sobre a Kerry
A Kerry é líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition e principal parceira para as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica. Sua ampla base tecnológica, modelo de negócios centrado no cliente e capacidade de soluções integradas líderes da indústria a posicionam como a melhor parceira na co-criação. É a inovação com os clientes que permite a criação de produtos de grande sabor, com melhor nutrição e funcionalidade, ao mesmo tempo que garante um melhor impacto para o planeta. Em 1994, a Kerry começou a operar na América Latina, iniciando as atividades no México. Em 1998, a empresa foi estabelecida no Brasil. Atualmente, a Kerry está presente em oito países da América Latina com 14fábricas, 6 escritórios comerciais e 2 centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação. Empregando mais de 22.000 pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 1.000 cientistas de alimentos, e sua presença global se estende através de 148 fábricas em 32 países, a Kerry cria um mundo de nutrição sustentável. Seu objetivo é alcançar mais de 2 bilhões de consumidores com suas soluções até 2030. Para mais informações, visite https://www.kerry.com/latam-es