PLASTIC BANK FORMA 80 CATADORES E FAMILIARES EM CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL NO ES

Programa ‘Despertar’, oferecido em parceria com a 3M, deve prosseguir em 2024

A Plastic Bank, empresa social que fortalece a Reciclagem Social para ajudar a reduzir a poluição plástica nos oceanos, formou 80 catadores do Espírito Santo e seus familiares em um curso de inclusão digital. O projeto ‘Despertar’, oferecido em parceria com a 3M, promove treinamento prático em informática e tecnologia a jovens e adultos da comunidade de Laranjeiras, no município de Serra (ES). A expectativa é que uma nova turma seja aberta no primeiro semestre deste ano.

A formatura da turma inaugural aconteceu na sede do projeto Mão Estendida. Ao longo de três meses, os formandos receberam aulas voltadas para alfabetização digital, preparação para o mercado de trabalho e educação empreendedora, a fim de dotá-los de competências essenciais para o crescimento pessoal e profissional.

Há 25 anos, a instituição Mão Estendida utiliza a reciclagem de plástico para fortalecer famílias em situação de vulnerabilidade social na comunidade Laranjeiras. A instituição é parceira da Plastic Bank desde fevereiro de 2022, e o projeto foi estruturado para que catadores e familiares, sobretudo mulheres e jovens, pudessem assistir às aulas.

A Supervisora de Área da Plastic Bank no Espírito Santo, Mayara Bullerjahn, destaca que o índice de formação foi satisfatório, com 95% dos participantes concluindo o curso: “É edificante ver que a empolgação dos alunos para aprender na sala de aula foi materializada com uma formatura e uma certificação. Hoje, catadores de recicláveis da comunidade de Laranjeiras já estão aptos a ligar o computador e usar programas básicos, como o Microsoft Office e as ferramentas do Google, com um passo fundamental para que eles alcancem seus objetivos pessoais e profissionais”, destaca Mayara.

Terezinha Alves, de 70 anos, está entre os 80 alunos formados no curso. Ela enfatiza a transformação promovida pela iniciativa: “O curso foi uma oportunidade de melhorar minha vida, o que nunca tive antes. Hoje tenho mais autonomia, segurança e conhecimento na utilização de ferramentas digitais”.

Além dos treinamentos de nível básico em informática e tecnologia, já fornecidos, o programa contará, em 2024, com um nível intermediário, para que os formandos e os novos interessados aprimorem mais seus conhecimentos.

No Espírito Santo, a Plastic Bank coleta o plástico separado pelas famílias integrantes do Mão Estendida desde 2022. A entidade já recolheu mais de 23 mil quilos de plástico, o equivalente a mais de 1 milhão de garrafas plásticas. Todo o material entregue à Plastic Bank é processado e transformado no chamado “Plástico Social”, contribuindo para uma cadeia de abastecimento circular e minimizando o desperdício de plástico.

Atuando no Brasil desde 2019, a Plastic Bank conta com 35 comunidades de coleta em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que já coletaram mais de 5 milhões de quilos de plástico para reciclagem, o equivalente a mais de 250 milhões de garrafas plásticas de 500ml, com mais de 1,6 milhão de quilogramas. coletados somente no Espírito Santo. Além do Brasil, a Plastic Bank atualmente combate o plástico que vai para os oceanos nas Filipinas, Indonésia, Tailândia, Egito e Camarões.

Sobre Plastic Bank

O Plastic Bank prevê um mundo sem desperdício. Capacitamos o movimento de Reciclagem Social que acaba com o plástico nos oceanos e ajuda a aliviar a pobreza. Nossas comunidades de coleta trocam resíduos plásticos como moeda por renda e benefícios para melhorar a vida. As trocas são registradas por meio de nossa plataforma proprietária protegida por blockchain, permitindo coleta rastreável, renda segura e relatórios verificados. O material coletado é transformado em matéria-prima Plástico Social para reaproveitamento em produtos e embalagens. PlasticBank® e Social Plastic® são marcas registradas da The Plastic Bank Recycling Corporation.