ONU define 2025 como ano internacional das cooperativas: Soluções coletivas em embalagens sustentáveis agregam valor ao produto rural

Um estudo feito pela Carbon Brief, incluiu o Brasil e a Indonésia entre os grandes poluidores do planeta

 Com o crescimento da demanda por produtos mais sustentáveis, produtores rurais têm se unido em cooperativas e associações para buscar soluções coletivas que beneficiem tanto a economia quanto o meio ambiente. Entre essas iniciativas, destaca-se o desenvolvimento de embalagens sustentáveis, que agregam valor aos produtos agrícolas e potencializam a competitividade no mercado.

A busca por alternativas sustentáveis não é apenas uma questão ambiental, mas também estratégica. (Imagem: Unsplash)

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade a resolução que declara 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, uma homenagem que vai colocar o cooperativismo no centro da agenda global. O objetivo da ONU é incentivar os 195 países-membros a fortalecer o cooperativismo em contextos nacionais, regionais e internacionais.

A busca por alternativas sustentáveis não é apenas uma questão ambiental, mas também estratégica. Ao investir em embalagens recicláveis ou biodegradáveis, cooperativas conseguem atender a consumidores cada vez mais conscientes, ampliando o alcance de seus produtos. “O uso de embalagens sustentáveis valoriza o produto final e permite que o produtor tenha acesso a novos mercados, especialmente aqueles que exigem certificações ambientais”, destaca Jack Strimber, CEO da Packster Embalagens Sustentáveis.

Um estudo feito pela Carbon Brief, instituto de ciência climática, incluiu o Brasil e a Indonésia entre os grandes poluidores do planeta, por causa da liberação de CO² na atmosfera decorrente de desmatamento e manuseio do solo ao longo dos últimos 171 anos. O impacto dessas ações é profundo. Afinal, as mudanças no uso do solo são responsáveis por 44% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, segundo o Observatório do Clima, que divulgou a 7ª edição do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa).

A produção coletiva é um dos principais fatores que viabilizam o uso de embalagens sustentáveis. Ao se organizarem em cooperativas, os produtores conseguem negociar melhores preços com fornecedores, reduzindo os custos unitários das embalagens. Além disso, o compartilhamento de recursos e conhecimentos entre os cooperados torna o processo mais eficiente.

Jack Strimber, reforça a importância das soluções personalizadas para cooperativas. “Na Packster, entendemos que cada cooperativa tem suas próprias necessidades e desafios. Por isso, oferecemos embalagens sustentáveis que não apenas reduzem o impacto ambiental, mas também agregam valor ao produto e fortalecem cada marca no mercado”, explica Strimber.

Embalagens sustentáveis: caminho para um futuro mais verde e consciente

A adoção de embalagens sustentáveis também traz benefícios ambientais diretos. Embalagens biodegradáveis e recicláveis contribuem para a redução de resíduos sólidos e diminuem a pegada de carbono dos produtos agrícolas. Além disso, cooperativas que adotam práticas sustentáveis ganham reconhecimento e credibilidade no mercado.

“O uso de embalagens sustentáveis pode ser um diferencial competitivo, ajudando a valorizar a marca dos produtos agrícolas. Consumidores estão cada vez mais atentos à origem dos produtos que consomem e buscam empresas comprometidas com a sustentabilidade. Além de oferecer um produto de qualidade, precisamos comunicar ao consumidor que estamos fazendo a nossa parte pelo meio ambiente. Isso cria um laço de confiança e fideliza os clientes”, ressalta Jack.

Embora os benefícios das embalagens sustentáveis sejam evidentes, ainda existem desafios a serem superados. No entanto, iniciativas de apoio, como parcerias com instituições de pesquisa e financiamento governamental, têm ajudado a viabilizar projetos sustentáveis no campo.

Em um cenário onde a sustentabilidade se torna cada vez mais essencial para a sobrevivência no mercado, cooperativas e associações desempenham um papel fundamental na transformação do setor agrícola. Ao adotar soluções coletivas em embalagens sustentáveis, os produtores reduzem custos, protegem o meio ambiente, agregam valor aos seus produtos, garantindo um futuro mais competitivo e sustentável para o agronegócio brasileiro.

Conheça as embalagens sustentáveis da Packster, aqui!

Sobre a Packster Embalagens Sustentáveis

A Packster é uma empresa líder em embalagens flexíveis sustentáveis, oferecendo soluções adaptadas às necessidades específicas de seus clientes. Uma empresa do grupo Zaraplast, a Packster combina a expertise consolidada do grupo com seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. A empresa se destaca pelas entregas rápidas, sem quantidade mínima para pedido, com possibilidade de imprimir múltiplas artes em um único pedido, suporte da equipe de vendas, todo o processo de compra online, com um processo produtivo sustentável, prezando pela flexibilidade e satisfação total dos clientes.