O silicone nas olimpíadas

Olimpíadas Rio 2016

A flexibilidade e a resistência do silicone são fundamentais para o bom desempenho dos atletas que participarão das Olimpíadas no Rio, em agosto. O uso de borrachas de silicone está presente na fabricação de grande número de materiais esportivos da mais variadas modalidades disputadas durante os Jogos.

Na natação, toucas, óculos e protetores de ouvido levam borracha de silicone em sua composição. Nos óculos, o silicone evita o acúmulo de gotículas de água, permitindo que ela escorra rapidamente, mantendo a visão do nadador.

Os tênis, usados por todos os atletas, independente da modalidade, além da aplicação da borracha, têm silicone nos amortecedores, o que garante maior segurança e conforto.

As camisas das seleções também levam silicone. Esse tipo de tecido, que tem como característica aumentar a respirabilidade da pele e a capacidade de absorção do suor, é tratado à base de silicone. A aplicação é feita durante a fase de acabamento das peças, logo após o pré-alvejamento, garantindo maciez e durabilidade. Cada fabricante adiciona a quantidade desejada à peça. Esse é um “segredo de estado” de cada fabricante. Quanto mais silicone, mais macio, mais gostoso de tocar é o tecido.

“Propriedades como resistência às variações de temperatura (-65ºC a +200ºC), proteção contra fungos e bactérias e estabilidade química permitem que o produto seja parte importante nos acessórios utilizados no principal evento esportivo mundial”, diz Irineu Bottoni, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).

A substância também tem participação significativa na infraestrutura dos jogos, uma vez que é aplicada em edificações, como estádios e alojamentos para atletas. Como selante, é utilizada em vedações de esquadrias de portas, janelas e fachadas e em juntas de boxes, de louças sanitárias e de azulejos e pisos.

Quanto à função hidrofugante, o silicone é aplicado na proteção de tijolos, concreto, telhas, rejuntes e pedras naturais, impedindo a absorção de água e permitindo a saída de vapores. Como aditivo de tintas, o produto funciona como ligante, reforçando a estrutura molecular entre a tinta e o substrato onde é aplicada, aumentando sua aderência e longevidade, além de agir como antiespumante, evitando a formação de “bolhas” durante a sua aplicação. (Fonte: “Siliconews”)

<<AnteriorPróxima>>