Recentemente, li “O Paradoxo dos Plásticos: Fatos para um Futuro Melhor“, do cientista Chris DeArmitt, uma obra que lança luz sobre um tema crucial para a nossa sociedade: a verdadeira contribuição do plástico para a sustentabilidade. Em tempos de muita desinformação, esse livro é um convite para revisarmos nosso entendimento sobre o plástico. Baseado em mais de 400 estudos científicos, DeArmitt desmistifica concepções errôneas, muitas vezes disseminadas sem bases sólidas, e explica, com clareza e dados, como o plástico tem reduzido o desperdício e contribuído de maneira significativa para a sociedade.
Para quem deseja entender o impacto do plástico a partir de uma perspectiva científica, recomendo baixar o livro gratuitamente aqui.
A realidade por trás do plástico
Por que o plástico? Esse material exerce um impacto positivo em diversas áreas. A substituição de vidro e metal por plásticos, por exemplo, reduz o peso dos produtos e, consequentemente, o volume de resíduos gerados. Dados da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) mostram que o plástico representa apenas uma fração dos resíduos sólidos em peso e, sem ele, o impacto ambiental seria maior devido ao uso de materiais mais pesados e menos eficientes. Em 2018, a EPA apontou que os plásticos compunham entre 12% e 16% do total de resíduos gerados em peso, o restante consiste de materiais mais pesados, como alimentos, papel e metais.
Essas informações reforçam a função do plástico em reduzir o peso dos produtos e minimizar o impacto ambiental associado ao transporte e ao descarte, sustentando o argumento de que o plástico tem vantagens ambientais em relação a alternativas mais pesadas.
Comportamento humano e poluição
DeArmitt também destaca que o problema da poluição não é causado pelo plástico em si, mas pelo comportamento humano. Estudos da EPA mostram que a maior parte do lixo oceânico vem de equipamentos de pesca descartados e outros objetos grandes. Para enfrentar essa questão, é necessário investir na educação e no incentivo ao uso consciente, pois as práticas adequadas são essenciais para reduzir a poluição. Precisamos concentrar nossos esforços na conscientização e mudança de comportamento para enfrentar os desafios ambientais de maneira eficaz.
Movimentos em defesa do plástico
Diversas iniciativas buscam desmistificar o papel do plástico e promover seu uso responsável, como o Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast com apoio da Abiplast e Braskem. Essa plataforma é fundamental para conscientizar sobre a importância do plástico em diversas áreas, como saúde, educação, agricultura, construção civil, indústria, transportes, lazer e muito mais.
A conscientização é o alicerce dessas iniciativas. No vídeo Transformando a Indústria do Plástico no Brasil, da Abiplast, acessível neste link, vemos como o plástico é uma das maiores inovações do século 20, possibilitando avanços em diversas áreas. Ele não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico e social, mas também viabiliza projetos que promovem a inclusão social. Por meio desse movimento, fica evidente o potencial transformador do plástico, que fortalece a evolução de setores fundamentais e promove o crescimento econômico, a inclusão e a realização de iniciativas com impacto positivo na sociedade.
Para maiores informações sobre o Movimento Plástico Transforma, acesse www.plasticotransforma.com.br
Educação como pilar de mudança
Acredito que a conscientização é nossa matéria-prima mais valiosa. Em um mundo onde se fala muito sobre os problemas climáticos, mas nem sempre sobre soluções, é essencial valorizar o conhecimento científico, como o compartilhado por especialistas como Chris DeArmitt, e enfatizar a importância do plástico para a economia e a sociedade.
Convido todos a refletirem e aprenderem mais sobre o verdadeiro papel do plástico no futuro. Juntos, temos o poder de transformar o debate em ação, os desafios em oportunidades e construir uma sociedade mais consciente e sustentável.
O compromisso da Unipac com a sustentabilidade
Na Unipac, nossa missão é clara: promover o uso responsável do plástico e contribuir para a economia circular. Adotamos práticas sustentáveis como a utilização de máquinas sopradoras elétricas, veículos a GNV para logística e o uso de resinas pós-consumo (RPC) para determinados tipos de produtos.
Somos pioneiros na aplicação da Tecnologia de Plasma em embalagens para defensivos agrícolas, uma inovação que ajuda a reduzir o impacto ambiental. Além disso, retomamos a produção de embalagens verdes rígidas, feitas a partir de etanol de cana-de-açúcar com tecnologia da Braskem, contribuindo para a redução da pegada de carbono.
Participamos, de forma voluntária, do Programa Pellet Zero – OCS®, uma iniciativa nacional da Abiplast inspirada no programa internacional Operation Clean Sweep®, desenvolvida para reduzir a poluição plástica em rios, oceanos e outros recursos hídricos.
Também conquistamos importantes reconhecimentos no campo da inovação aberta, no maior ranking da América Latina, o “Ranking Open Corps“, além de termos sido destacados no “Prêmio Valor Inovação Brasil” como uma das 150 empresas mais inovadoras do país.
Gabriel Gonçalves – Presidente da Unipac
Gabriel Gonçalves é formado em Administração de Empresas (PUC – SP/1996), realizou o Deloitte Executive Development Programs (EUA/2001), fez especialização em Finanças Corporativa (Fundação Dom Cabral – MG/2009), participou do Programa de Desenvolvimento Executivo Comportamental do CNEX (Centro de Excelência Empresarial – RS/2013) e da missão técnica TPS Training no Japão (Hirayama Lean Way /2017), na qual aprimorou as habilidades relacionadas ao gerenciamento da fábrica. Realizou ainda o Programa de Gestão Avançada em Educação Executiva (Fundação Dom Cabral e INSEAD Business School – Brasil/França – 2018). Além disso, entre 2021 e 2022, ajudou a construir e participou do Programa de Desenvolvimento em Gestão de Negócios, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral, para ampliar as competências dos executivos da Unipac, conforme as intenções estratégicas de crescimento e evolução da empresa. Em abril de 2023, concluiu mais um curso no Institute Of Clayton Christensen: “Inovação Disruptiva: da teoria à prática”. Em 2024 finalizou o “Programa Global de CEOs”, organizado pela IESE Business School e MIT Sloan School of Management. Durante sete meses intensivos, participou de interações online e de três encontros presenciais em Boston, Singapura e Barcelona. Essa jornada proporcionou a oportunidade de interagir com 45 CEOs de 20 países, representando os cinco continentes, enriquecendo-se pela diversidade cultural, dos segmentos econômicos e das experiências profissionais e pessoais.
Iniciou sua carreira em 1994, como auditor externo na Deloitte Touche Tohmatsu Limited. Entre 1999 e 2001, atuou nos Estados Unidos, como supervisor na auditoria de uma importante indústria multinacional da área química (The Dow Chemical Company). Ao retornar para o Brasil, gerenciou e coordenou os trabalhos de auditoria para a empresa, na América Latina. Em 2003, ingressou no Grupo Jacto, como gerente de auditoria interna da Jacto Agrícola. Passou pela gerência de finanças e diretoria administrativo-financeira do Grupo Jacto e contribuiu para o processo de governança corporativa e de profissionalização de todos os negócios da organização. Em 2016, assumiu a presidência da Unipac, com a responsabilidade de aumentar sua competitividade e de iniciar um processo de transformação e evolução por meio da inovação e redesenho dos modelos de negócios e estratégias, além de promover a sustentabilidade em todo o seu portfólio de soluções de produtos e serviços.
Além disso, contribui com outras importantes entidades: desde 2015 representa a Unipac nas reuniões do Centro de Referência e Inovação/CRI, da Fundação Dom Cabral (FDC); desde 2019, integra o Conselho de Administração da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e atua como investidor nas startups 100 Open Startups e Agro2Business.com (plataformas de tecnologia para fomentar a inovação); e, desde 2020, é membro do THE CEO HUB, da Circullus.
Perfil Unipac
Com 48 anos em 2024, a Unipac é uma das indústrias de transformação de polímeros mais completas do país, sendo referência nacional e internacional. Executa seis tipos de processos em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instalados em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. A diversidade de processos e o espírito inovador permitem à Unipac o desenvolvimento de produtos de alta performance e serviços digitais para diversos mercados, entre eles, automotivo, agronegócio, logístico, alimentício e veículos elétricos.
Possui cerca de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.
A empresa conta com uma área voltada à inovação, um moderno Centro de Pesquisa de Engenharia Avançada em materiais e processos e ferramentaria própria. Investe constantemente em programas e parcerias com outros Centros de Pesquisa e de Inovação Aberta e tem capacidade de integrar novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e serviços, antecipando-se às tendências de mercado e seguindo as regulamentações nacionais e internacionais. Possui uma visão estratégica sustentável e implementa ações conectadas às necessidades do mercado, mantendo, ao mesmo tempo, o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, contribuindo positivamente com o ecossistema do qual faz parte.
A Unipac é uma das unidades de negócio do Grupo Jacto, que celebra 76 anos em 2024 e é composto por empresas que atuam em outros segmentos, como agrícola, transporte, equipamentos para serviços de limpeza e higienização, e soluções para a área médica. Presente nos cinco continentes, o Grupo é 100% nacional, reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.