A maioria dos aparatos e figuras que vimos nos grandes carros alegóricos e nas fantasias que desfilaram nas avenidas, durante o Carnaval, são feitas de EPS, conhecido pela marca comercial IsoporⓇ. O material é muito utilizado durante as comemorações por possuir características como leveza, versatilidade e resistência à umidade.
Além disso, o EPS é um plástico 100% reciclável, atóxico e inodoro e está presente em diversos produtos e aplicações voltadas para os mais variados setores da economia como, por exemplo: agronegócio, embalagens, construção, medicina e farmácia.
O IsoporⓇ, quando descartado, coletado e reciclado de maneira correta pode ser transformado nos mais diversos produtos tais como: molduras de quadros, rodapé, material de escritório (pranchetas e réguas). Podendo, inclusive, ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades mecânicas e voltando ao estágio de matéria-prima.
Reciclabilidade do EPS – Hoje são reciclados anualmente, em média, 30% do EPS pós-consumo no Brasil. Índice que pode crescer ainda mais com o aumento das boas práticas de consumo e descarte dos plásticos, da coleta seletiva e logística reversa desse tipo de material.
Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, ações sustentáveis de coleta e de reciclagem do EPS só serão possíveis se houver uma conscientização da população em relação à importância dos produtos plásticos no dia a dia. “Devemos criar na sociedade um senso de responsabilidade com aquilo que consumimos e descartamos, já que esse tipo de ação contribui para o bem-estar do planeta e maximiza os benefícios que os plásticos trazem para a sociedade”, afirma o executivo.
A Plastivida, por meio do Comitê do EPS, busca promover ações de responsabilidade social em relação à reciclabilidade do produto, evidenciando suas propriedades, contribuições e aplicação perante a sociedade e o meio ambiente.
Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br