O 39º ENCONTRO NACIONAL DO PLÁSTICO APRESENTOU OBJETIVOS PARA 2023 E CELEBROU CONQUISTAS DO SETOR

Evento reuniu mais de 300 convidados em noite de homenagens a profissionais por dedicação e trajetórias notáveis  

O 39º Encontro Nacional do Plástico, tradicional jantar de confraternização promovido pela ABIPLAST, celebrou o reencontro das pessoas que se dedicam diariamente ao desenvolvimento dos setores de transformados e reciclagem de materiais plásticos e apresentou os objetivos para o próximo ano. De volta ao modo presencial, no Villaggio JK, na zona sul de São Paulo, na sexta-feira 02/12, o jantar reuniu cerca de 300 convidados, contando entre eles, autoridades, líderes e profissionais do setor, representantes de entidades afiliadas de todo o Brasil, familiares e amigos, também para homenagear profissionais de longas e brilhantes trajetórias.

Em discurso, o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, ressaltou que a aprovação da reforma tributária é uma das missões para 2023, desde que “seja boa para o país, menos complexa e distribuída de maneira equilibrada entre todos os setores da economia”. Segundo ele, “se o país realmente quer aumentar a renda per capita, com melhores salários, através de empregos de melhor qualidade, e busca atrair mais investimentos, precisamos fazer uma reforma que também tenha foco na tributação sobre o consumo, nos moldes da PEC 110”.

O presidente da ABIPLAST enfatizou que o imposto que a indústria paga em relação ao PIB, se comparado aos outros setores, é demasiadamente exagerado e que isso precisa mudar. “Diminuir o custo de se produzir no Brasil também é um desafio para nós, que representamos os diversos setores da indústria”, afirmou.

Roriz lembrou que este ano a ABIPLAST avançou no convênio com a ABDI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, para aperfeiçoar a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, além de trabalharem juntas na criação de tecnologias de rastreabilidade, em que já é possível constatar cases de sucesso com embalagens plásticas pós-consumo, obedecendo a todos os processos e etapas da economia circular. Foram igualmente aprofundadas as discussões em torno da economia circular com a Rede Pela Circularidade do Plástico.

Além disso, o projeto piloto do Isopor® Amigo foi efetivado como programa, em iniciativa de suma importância para a conscientização e a educação a respeito da reciclabilidade do material. A ABIPLAST participou ainda da criação e implementação do programa “Descarta Aí”, que visa aumentar a taxa de reciclagem de baldes plásticos pós-consumo, promovendo a destinação adequada desses materiais.

Ao encerrar sua exposição, José Ricardo Roriz Coelho realçou as diretrizes da ABIPLAST e de todo o setor em acordo com os pilares internacionais preconizados na agenda ESG, com ênfase na sustentabilidade das práticas inseridas no cotidiano da indústria, e a retomada presencial da Feira INOVAPLASTIC, em março de 2023, no Expo Center Norte, em SãoPaulo.

Homenageados da noite

O 39º Encontro Nacional do Plástico agraciou Ezra Negrin, CEO e presidente do Conselho da Nortene; Leonidas Alperowitch, fundador e sócio proprietário da Replac e, também, um dos fundadores, diretores e presidente da Abief (Associação Brasileira da Indústria de Plásticos Flexíveis); Marcos Ferreira do Nascimento, assessor econômico da ABIPLAST/SINDIPLAST que também auxiliou na estruturação do PERFIL DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE PLÁSTICO; e, Teresinha Vera Torres, com quase 30 anos de serviços prestados ao SINDIPLAST/ABIPLAST, foi responsável pelas áreas de tesouraria, departamento pessoal, contabilidade, compras, administração e, ainda hoje,na gestão de José Ricardo Roriz Coelho, prossegue na função de tesoureira.

(Fonte: Abiplast)