- 230.000 visitantes do mundo inteiro, a maioria disposta a investir, “levantaram o astral” da K 2016, na Alemanha;
- Expositores fecharam diversos negócios;
- Foi registrado o comparecimento de mais visitantes do exterior – com números particularmente elevados provenientes da Ásia;
A indústria internacional de plásticos e borracha apresenta-se em grande forma. Beneficiária de um mercado globalmente crescente de usuários finais, com demandas de alta qualidade, representa poder inovador impressionante em toda a cadeia de valor. A extraordinária boa situação econômica deste setor e as perspectivas positivas para o futuro caracterizaram a maior feira mundial da indústria e “levantaram o astral” entre os 3.285 expositores da K 2016 em Düsseldorf. As empresas captaram uma série de novos clientes potenciais, muitos dos quais fecharam negócios ao longo dos oito dias da feira. Ulrich Reifenhäuser, Presidente do Conselho Consultivo da K 2016, disse em poucas palavras: “Nunca vi um número tão grande de clientes decisivos dispostos a comprar numa feira antes! O número e a magnitude dos negócios, alguns dos quais foram concluídos durante o evento, bem como as muitas consultas concretas sobre novos projetos superaram, em muito, as nossas expectativas! Era claro desde o primeiro dia que os clientes queriam não só se informar sobre novas tecnologias, mas também adquiri-las. Há, portanto, uma forte tendência mundial de crescimento de investimento por parte de nossos clientes.“
Esta avaliação é válida para todos os tipos de produtos oferecidos na feira. Os expositores unanimemente confirmamarm que os visitantes foram extremamente sérios em suas negociações comerciais e mostraram pronta vontade de investir. Além disso pode ser realçado a percentagem cada vez maior de visitantes internacionais (de fora da Alemanha) e o seu elevado grau de expertise profissional, bem como o fato de um número bastante elevado de gestores top e de proprietários de empresas terem vindo a Düsseldorf.
230.000 visitantes de mais de 160 países foram recebidos nas salas de exposição durante os oito dias do K 2016. Satisfeito com os resultados do evento Werner Matthias Dornscheidt, Presidente e CEO da Messe Düsseldorf, diz: “Apenas considerando-se o número de especialistas que visitaram a K 2016 confirma-se, de forma impressionante, o apelo e a importância da feira, uma vez que este número foi, mais uma vez, claramente mais elevado do que o do evento anterior em 2013. No entanto, o que foi mais importante: a repartição de visitantes profissionais foi de um padrão extremamente alto. Podemos registar um nível sempre bom proveniente de interesse por parte da Alemanha e um nível bastante elevado de interesse do exterior, especialmente de outros continentes. Sabe-se em todo o mundo que as K’s, em Düsseldorf, são a plataforma de inovação para todo o setor. Uma visita a estas feiras é simplesmente indispensável para todos que querem ficar à frente de seu concorrente.”
O evento anterior, em 2013, contou com a presença de 218.000 visitantes e 3.220 expositores.
Os resultados da pesquisa de visitantes sustentam a visão dos expositores de que a proporção de visitantes internacionais aumentou mais uma vez: cerca de 70% vieram do exterior. Mais de 40% de todos os visitantes estrangeiros provenientes de outros continentes – mesmo de lugares distantes como Bangladesh, Costa Rica, Etiópia, Costa do Marfim, Jamaica, Omã, Madagascar, Maurícias, Suriname e Togo. Como esperado, os da Ásia representaram o maior grupo entre os hóspedes estrangeiros, que cresceu mais uma vez: cerca de 30.000. Os da Índia novamente constituíram o maior grupo. mas o número de visitantes da China, Coreia do Sul e Irã também aumentou significativamente.
Quase empatados, permaneceu a proporção de visitantes dos EUA e Canadá: cada um com cerca de 6% de todos os visitantes estrangeiros.
Em relação a países vizinhos europeus, a Itália dominou com mais de 10.000 visitantes, seguidos pelos Países Baixos (cerca de 9.500), França (cerca de 6.700), Bélgica (cerca de 6.300), Espanha e Polônia (cerca de 5.000). A Turquia, a Hungria e a Grécia tiveram um interesse, nesta edição da feira, perceptivelmente maior.
A percentagem de executivos entre os visitantes foi extraordinariamente elevada. Cerca de dois terços, gestores top ou de gestão intermediária. Quase 60% têm a palavra final sobre as decisões de investimento de suas empresas ou são decisivamente envolvidas nelas.As K‘s desempenham papel destacado na decisão de qual investimento deverá ser feito: quase metade dos visitantes afirmou que esperou pela feira antes de realizar qualquer projeto de compra.
Os expositores, de todos os segmentos da exposição, prepararam-se para a K 2016 durante meses para enfrentar a concorrência internacional com inovações convincentes. E eles receberam uma enorme aprovação: os visitantes ficaram encantados com a riqueza de novos desenvolvimentos técnicos apresentados a eles por produtores de matérias-primas, fabricantes de máquinas e produtores de peças semi-acabadas e técnicas. Mais de 70% dos visitantes confirmaram ter recebido informações sobre notícias e tendências. Por conta própria, numerosos visitantes desejam converter imediatamente essas novas percepções em investimento: 60% dos decisores da indústria disseram ter visitado a feira com intenções concretas de comprar enquanto 58% já haviam encontrado, efetivamente, novos fornecedores. Com estas novas aquisições, os visitantes procuraram em primeiro lugar três objectivos para as suas empresas: expandir o seu portfólio de produtos, aumentar a capacidade de produção e aumentar a eficiência. Os resultados da pesquisa de visitantes também confirmam a positiva situação comercial nos setores das indústrias de plásticos e borracha: 60% dos visitantes classificaram a situação atual como “muito boa” e “boa”, enquanto a mesma porcentagem espera que a situação melhore ainda mais nos próximos doze meses.
A energia, materiais e eficiência de recursos foram os temas dominantes na K 2016. Também se houve grande interesse em novos materiais, conceitos inovadores de reciclagem, novas áreas de aplicação para plásticos orgânicos e fabricação de aditivos. Linhas e serviços inteligentes, rápidos e flexíveis estavam em alta demanda entre os clientes; Indústria 4.0 dominou não apenas palestras e discussões, mas também foi demonstrada em muitos estandes. Comentando sobre isso, Ulrich Reifenhäuser disse: “As possibilidades que a Internet das Coisas traz estimula um interesse forte e sério – especialmente entre os clientes mais jovens e experientes em TI de todo o mundo. Indústria 4.0 é um tema do futuro que nos manterá ocupados durante os próximos anos “. A fabricação de máquinas e fábricas, que ocupou a maior área de exposição na K 2016, com mais de 1.900 expositores, também foi o centro de atração para cerca de dois terços dos visitantes; já 46% disseram estar predominantemente interessados em matérias-primas e auxiliares, enquanto que para 25%, produtos semi-acabados e peças técnicas de plástico e borracha foram a principal razão para estar presente ao evento (múltipla escolha possível). Apesar do setor ser o menor entre os dois (plástico e boracha), a indústria da borracha fez uma boa presença na K 2016 e sublinhou a sua importância nas áreas de mobilidade, lazer, lar e energia.
Os visitantes vieram de todo setor industrial de usuários importantes – desde o setor de construção e automotivo a embalagens e equipamentos elétricos, bem como a tecnologia de dispositivos médicos, sem esquecer a agricultura. Todos eles novamente deram melhores pontuações para as faixas em exibição nas 19 salas de exposição: 97% assegurou que eles tinham atingido seus objetivos. de 100%, na K 2016.
Muitos visitantes gostaram, também, de poder acompanhar eventos na K 2016, especialmente o mostra especial, “Plásticos Moldando o Futuro” e do “Campus Ciência“. A mostra especial, um fórum central para troca de informações, pensamentos e opiniões no Hall 6, complementou as exposições na K, pela nona vez. Este ano aconteceram dias temáticos individuais ilustrando o impacto dos plásticos em ambientes de vida modernos. A agenda incluiu discussões de especialistas e apresentações e atividades esportivas, bem como experiências emocionantes. Nos expositores e visitantes do “Campus Ciência“, a K 2016 obteve uma visão abrangente das atividades e resultados científicos nos setores de plásticos e borracha e teve a oportunidade de entrar em contato com várias universidades, institutos e outras entidades.
A próxima K em Düsseldorf, Alemanha, acontecerá de 16 a 23 de Outubro de 2019.