Modernização de parque industrial amplia representação da Radici Performance Plastics no Brasil

Crescer de maneira orgânica e sustentável são algumas das premissas da Radici Performance Plastics – reconhecida como uma das líderes mundiais na produção de plásticos de engenharia. Aqui no Brasil, a companhia está situada no município de Araçariguama, em São Paulo, e o ritmo de crescimento e expansão anda, completamente, na contramão da crise econômica do país. Só entre 2017 e 2018, a unidade investiu mais de R$ 13 milhões em equipamentos para o seu centro de pesquisa e parque industrial, todos com foco no aumento da capacidade de produção e no menor consumo energético e recursos hídricos. Com este novo cenário, a empresa deve atingir o índice, anual, de 20 mil toneladas, um aumento de produção local na ordem de 50% – ampliando assim sua representação e autonomia para atender a crescente demanda dos mercados, principalmente, da indústria automotiva.

“Mais que crescer e gerar resultados temos que ser conscientes. E este é um dos pilares da companhia mundialmente. Por isso, estamos sempre investindo e trazendo para a nossa planta: maquinários e processos com alto desempenho de produção, mas acima de tudo sustentáveis”, declara Jane Campos – Country Manager da filial brasileira da RadiciGroup Performance Plastics.
E os planos de expansão da companhia no mercado Sulamericano são ambiciosos e, estrategicamente, estão sendo alcançados antes do prazo. Em 2016, a meta era sair do patamar de 12% e chegar em 20% ou 25% até 2021. Mas com um modelo de negócios criativo, oferta de produtos, atendimento personalizado e desenvolvimento de mão de obra, a filial brasileira registrou em 2017 crescimento de 20%. Já para 2018, a previsão é fechar com 10%, mas até o mês de julho, o índice já apontava 11% de aumento, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Mas, a executiva aponta que um dos pilares deste sucesso são os treinamentos, a qualidade, a agilidade e bom atendimento porque não adianta comprar maquinários modernos sem ter a base profissional capacitada. Por isso, a RadiciGroup é umas das empresas mais preocupadas quando o assunto é qualidade e gestão de pessoas. “Nos últimos dois anos, tivemos que suspender as férias coletivas da fábrica para atender aos pedidos dos clientes. E ao invés de abrir vagas temporárias mantivemos o mesmo quadro de funcionários, pois acreditamos na capacitação diária e nas ações de incentivo que oferecemos para todos, sem exceção. E o resultado superou as nossas expectativas, pois atendemos todas as solicitações e a produção foi acima da meta”, finaliza.

RADICIGROUP – Com mais de três mil colaboradores, um faturamento de mais 1.14 bilhões de euros, em 2017, e uma rede de fábricas e sedes comerciais localizadas entre a Europa, América do Norte e do Sul e a Ásia. Atualmente, a RadiciGroup é considerada uma das principais líderes mundiais na produção de uma ampla gama de produtos químicos, polímeros de poliamida, tecnopolímeros, fibras sintéticas e não tecidos. Produtos elaborados graças a um know-how químico de excelência e à integração vertical no setor da poliamida, desenvolvidos para aplicação em múltiplos setores industriais como: automotivo, elétrico/eletrônicos, bens de consumo, vestuário, mobiliário, imobiliário, eletrodomésticos e esportivos. A estratégia da RadiciGroup está focada na inovação, qualidade, satisfação dos clientes e na sustentabilidade social e ambiental. Com macro áreas de negócio – Specialty Chemicals, Performance Plastics e Synthetic Fibres & Nonwovens (Performance Yarn, Comfort Fibres, Extrusion Yarn) – a companhia é integrante de uma ampla estrutura industrial que inclui também o negócio mecanotêxtil (ITEMA) e o da energia (GEOGREEN) e da Hotelaria (SAN MARCO). www.radicigroup.com