Menos é mais: A LANXESS desenvolve plásticos com retardantes à chama não-halogenados para peças de paredes grossas

  • Foco do produto é para aplicações na área de eletromobilidade
  • Ampla janela de processamento e acabamento superficial de alta qualidade
  • Materiais de alta fluidez e escoamento para futuras aplicações

São Paulo, 15 de outubro de 2021 – A LANXESS está expandindo sua linha de compostos de poliamida 6 com retardantes à chama não halogenados e reforçados com fibra de vidro com a inclusão do Durethan BKV30FN01 e o Durethan BKV30FN04 DUS064. Ambos os produtos são projetados para uso em componentes com paredes grossas, especialmente otimizados para atender à requisitos em relação a resistência à chama. As aplicações potenciais incluem ferramentas elétricas, eletrodomésticos e equipamentos industriais. “Esses materiais estruturais também oferecem excelente potencial no campo da eletromobilidade e afins – para componentes como tampas de bateria de paredes grossas ou plugues de carregamento e para os porta-conectores associados”, afirma Alexander Radeck, especialista em plásticos retardantes à chama da LANXESS.

Os novos produtos são derivados do Durethan BKV30FN04, que já foi implementado com sucesso na produção em massa de componentes retardantes à chamas. Esse composto atende aos requisitos do teste de flamabilidade UL94 do instituto de testes dos EUA, Underwriters Laboratories Inc., alcançando a excelente classificação V-0 com uma espessura de corpo de prova de apenas 0,4 milímetros.

Menos retardantes à chama, mesma resistência ao fogo

Em resumo, quanto mais fina a parede, mais retardante à chama é necessário no composto para que se torne elegível para a classificação V-0. Muitos componentes que requerem um alto grau de resistência à chama, no entanto, são muito mais espessos do que 0,4 milímetros, o que significa que podem ser fabricados com compostos aos quais foi adicionado menos retardante de chama, mas que ainda oferecem suficiente resistência ao fogo.

Os produtos Durethan BKV30FN01 e Durethan BKV30FN04 DUS064 foram especialmente projetados para componentes com espessuras de parede de 0,75-1,5 milímetros ou maiores. Os compostos possuem a classificação UL V-0 com 0,75 milímetros (Durethan BKV30FN01) e 1,5 milímetros (Durethan BKV30FN04 DUS064). “Devido ao pacote de retardantes à chama especialmente otimizados, estes grades de material oferecem excelente processabilidade durante a moldagem por injeção. Eles também garantem um excelente acabamento superficial, mesmo em peças com grandes superfícies planas”, diz Radeck.

A LANXESS está planejando expandir a linha Durethan BKV FN para incluir variações de grades de alto fluxo, excepcionalmente fáceis de processar para componentes de paredes grossas.

Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre compostos retardantes de chama da LANXESS – bem como sobre os novos tipos de materiais para componentes de parede grossas – em https://www.flame-retardancy.lanxess.com.

Sobre a LANXESS:

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários e especialidades químicas, aditivos e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

Siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube:

https:/www.twitter.com/LANXESS

https://www.facebook.com/LANXESS

https://www.linkedin.com/company/lanxess

https://www.youtube.com/lanxess