K 2022 – Os resultados da feira atenderam às mais altas expectativas

Inovações direcionadas para a indústria de plásticos e borracha a nível global

Múltiplas soluções concretas para máquinas e produtos visando a economia circular

A alegria da indústria de plásticos e borracha por, finalmente, poder trocar ideias presencialmente, em nível global, após três anos, caracterizou a K 2022 Düsseldorf e garantiu um excelente clima entre seus 3.037 expositores. As empresas relataram terem efetuado contatos muito positivos, com grande interesse em investir nos visitantes da feira, resultando em novos relacionamentos promissores com clientes, levando a termo a conclusão de vários negócios espontaneamente.

“A Feira K em Düsseldorf mais uma vez atendeu às mais altas expectativas! Continua sendo a feira mais internacional, mais completa e inovadora da indústria global de plásticos e borracha”, disse Erhard Wienkamp, ​​diretor administrativo da Messe Düsseldorf, animado com esses bons resultados. E acrescentou: “A feira demonstrou, de forma impressionante, o quão valioso é o networking realizado presencialmente, através de encontros casuais e de troca de experiências sobre marcas e produtos. Estamos muito satisfeitos em ver que a K 2022 conseguiu ser reconhecida como uma grande divulgadora da inovação da indústria, e que nossos expositores realizaram negócios com um grande número de clientes internacionais de grande poder de decisão.”

Cerca de 176.000 visitantes profissionais de todos os continentes viajaram para Düsseldorf, para estarem presentes nesse evento setorial da mais alta relevância. Em mais de 70% dos dias da feira, o número de convidados internacionais foi muito elevado.

A avaliação de Ulrich Reifenhäuser, Presidente do Conselho Consultivo de Expositores da K 2022, também foi muito positivo: “Depois de quase três anos em que nenhuma feira comercial pode acontecer no mundo todo, inclusive em níveis nacionais, a K 2022 foi aguardada, ansiosamente, por ser a feira ‘número 1 do mundo’ da indústria de plásticos e borracha. E ela conseguiu dar um novo impulso em todos os setores de nossa indústria!. As inúmeras e inesperadas negociações com a realização de contratos concretos na feira falam por si!

” Apesar da imprevisibilidade dos eventos mundiais do momento presente, o que ocasiona uma situação de incerteza global, isso não prejudicou o comprometimento dos expositores, e nem o interesse dos visitantes, muito pelo contrário:

“Principalmente agora, em tempos turbulentos, e quando na indústria do plástico está passando por transformações em direção à economia circular, a K 2022 foi o lugar ideal para traçar de forma conjunta e ativa, o rumo do futuro”, resumiu Ulrich Reifenhäuser.

Foi especialmente a riqueza de novos desenvolvimentos tecnológicos que os produtores de matérias-primas, fabricantes de máquinas e processadores de plásticos apresentaram para a implementação da economia circular, para conservação de recursos e daproteção climática o que mais encantou aos visitantes! Comentando sobre isso, Ulrich Reifenhäuser disse: “Pode-se sentir, claramente, que todas as empresas abraçaram a necessidade de assumir a responsabilidade social e pensar nos plásticos de maneira sustentável, desde o início da cadeia de processos. A variedade de soluções, máquinas e produtos para a transformação em direção a uma economia circular, apresentada na K 2022, foi incrível!”

Os visitantes da K, deste ano, foram oriundos de 157 países, entre eles, Holanda, Itália, Turquia, França, Bélgica, Polônia e Espanha. Vários visitantes vieram dos EUA, Brasil e Índia. Quanto ao Leste Asiático, nessa edição da K estiveram menos presentes, devido às restrições pelos regulamentos de quarentena da Covid-19.

Em relação aos interesses dos visitantes na Feira, 2/3 procuraram por máquinas e construção de instalações; as matérias-primas, materiais auxiliares, reciclados e os bioplásticos foram alvos de 57%, um pouco maior do que na K 2019; os produtos semi-acabados e peças técnicas feitas de plástico e borracha foram o motivo da vinda de 28% dos visitantes. Também em termos dos visitantes, 70% dos mesmos são profissionais de alta e média gerência em suas empresas. 98% de todos os profissionais afirmaram ter alcançado plenamente as metas associadas à sua visita.

Durante os oito dias da feira ficou evidente que a K 2022 estava certa com sua seleção de “tópicos quentes”: economia circular, proteção climática e digitalização. Em termos de intenção de investimento, as máquinas e equipamentos para transformação e reciclagem destacaram-se em 43%. O foco foi particularmente na sustentabilidade, na economia circular e na eficiência energética/recursos na produção. Cerca de 40% dos tomadores de decisão disseram estar analisando o tema da descarbonização.

Os “Especiais K”, que também focaram nos três “tópicos quentes”, foram muito bem recebidos. A mostra especial oficial, Plastics Shape the Future, concentrou-se nos desafios econômicos, sociais e ecológicos e nas soluções potenciais através de discussões e palestras de alto nível, que foram bastante requisitadas. O Fórum de Economia Circular, onde a VDMA e 13 de suas empresas associadas demonstraram, de forma impressionante, a importância da tecnologia na implementação da economia circular na indústria do plástico, que foi muito bem recebida pelo público internacional, com demonstrações ao vivo e conhecimento bem fundamentado, com informações detalhadas sobre o tema.

Na K 2022, também houve muita discussão sobre a linguagem de produção global: OPC UA. Esta norma permite que os parâmetros de processamento das máquinas e equipamentos envolvidos sejam coordenados de forma mais precisa e direcionada. Isso, por sua vez, é considerado um pré-requisito importante para o gerenciamento circular otimizado. 40 empresas de oito países participaram de um projeto de demonstração OPC UA na feira.

No Science Campus, tanto os expositores quanto os visitantes da feira receberam uma visão geral condensada das atividades e descobertas científicas no setor de plásticos e borracha. Numerosas universidades, institutos e organismos de financiamento ofereceram oportunidades de diálogo direto com os visitantes.

A oferta da Plastics Training Initiative (KAI) foi utilizada por muitos alunos, formandos e estudantes para recolher informação sobre os perfis profissionais e oportunidades de carreira na indústria do plástico.

A próxima K Düsseldorf será realizada de 8 a 15 de outubro de 2025.

Contact:
Desislava Angelova
Manager MarCom (Support)Tel.: 0211 / 4560-242
E-Mail:AngelovaD@messe-duesseldorf.de