Grupo Solvay mostrou amplo portfólio de soluções para o setor de petróleo e gás

 Um polímero especial da linha Solef ® PVDF, com resistência inédita a temperaturas de até 150º C, foi a principal novidade  do Grupo Solvay na Rio Oil&Gas 2016 (de 24 a 27 de outubro, no Centro de Convenções do Riocentro – RJ).  O produto, usado como camada de barreira em linhas flexíveis (risers) e mangueiras umbilicais, representa um grande avanço tecnológico no setor de extração de petróleo, uma vez que a temperatura máxima suportada por polímeros tradicionalmente na indústria do setor é de até 130º C.

O produto, que já está em processo de validação e homologação junto aos produtores de petróleo e gás, fornece aos risers e umbilicais, a necessária resistência térmica, mecânica e química, além de baixa permeabilidade, que são propriedades fundamentais para aplicação nessa indústria. O Solef® PVDF também pode ser empregado em revestimentos internos e externos, fios e cabos.

Portfólio variado e inovador

Além do novo polímero especial e do amplo portfólio de produtos da unidade de negócios Specialty Polymers, o Grupo Solvay apresentou uma série de soluções para o setor, fornecidas por outras cinco unidades de negócios.

Para o mercado de petróleo e gás, a empresa oferece centenas de linhas de produtos e milhares de formulações que atendem as especificações técnicas durante todas as etapas de exploração e produção de petróleo, estimulação de poços, transporte e refino.

“Nosso objetivo é reforçar a presença da Solvay como provedora de soluções integradas para a indústria de petróleo e gás”, diz Neville Camargo, gerente de marketing da Solvay Specialty Polymers e coordenador do Grupo Transversal de Oil&Gas da Solvay na América Latina.

Entre os destaques da empresa esteve a tecnologia Proban®, desenvolvida pela unidade de negócios Technology Solutions e que confere propriedade retardante a chamas para aplicação em tecidos de algodão e algodão misto, na confecção de soluções seguras em EPI´S têxteis.

Os uniformes profissionais fabricados a partir de tecidos Proban® oferecem conforto, proteção duradoura, segurança e tranquilidade aos usuários. A empresa exibiu em seu estande, pela primeira vez, um uniforme criado com essa tecnologia destinado aos profissionais do setor de petróleo e gás.

A unidade de negócios Poliamida & Intermediários apresentou a linha Rhodiamine™, que oferece, dentre diversos produtos e aplicações, soluções para melhorar o desempenho do campo petrolífero e aumentar a eficiência do processo de perfuração. Essa linha de produtos conta com tecnologia eficaz para a inibição do inchamento da argila que entra em contato com os fluidos, solucionando problemas enfrentados pela indústria de perfuração na construção de poços de petróleo e gás.

 A unidade de negócios Novecare desenvolve surfactantes especiais, polímeros naturais e solventes “verdes” para as principais empresas de petróleo. São produtos e tecnologias inovadores para extração de petróleo e gás, de modo mais competitivo e sustentável, com um avançado gerenciamento de água. Com a aquisição e recente integração da empresa norte-americana Chemlogics, o Grupo Solvay ampliou significativamente sua oferta de tecnologias em redutores de fricção, não emulsificantes e tecnologias naturais de extração.

Com um amplo portfólio de solventes oxigenados, a unidade global Coatis vem ampliando soluções para o mercado de Oil & Gas, principalmente com a nova linha de solventes sustentáveis Augeo® – de alto poder de solubilização, melhor perfil de SSMA (Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente) e de flamabilidade, sendo a melhor alternativa de fonte renovável aos glicóis atualmente utilizados neste mercado. A Coatis oferece também o Solsys, que é uma solução de solubilização com  tecnologia Solvay.

Já a Peróxidos do Brasil, joint venture do grupo Solvay com a PQM (Produtos Químicos Makay), marcou presença com sua linha de peróxidos de hidrogênio, cálcio, magnésio e ácido peracético, que também são utilizados na fase de extração de petróleo e gás e estimulação de poços, além de tratamento de água e efluentes derivados da produção de petróleo offshore e do processamento onshore.

Ambição de crescimento

A meta do Grupo Solvay é dobrar sua participação em vendas para o setor no próximo triênio na região da América Latina. O mercado projeta uma recuperação para o setor de petróleo e gás, além de haver potencial no pré-sal, que já está atraindo novos investidores.

“Nossa expectativa é que novas oportunidades deverão ser mais evidentes principalmente após a aprovação da não obrigatoriedade de 30% de participação da estatal brasileira na exploração do pré-sal”, afirma Neville Camargo, gerente de marketing da Solvay Specialty Polymers e coordenador do Grupo Transversal de Oil&Gas da Solvay na América Latina.

 Para o suporte técnico-científico do desenvolvimento dos negócios voltados ao setor de petróleo e gás, o Grupo Solvay conta com um grande centro de pesquisas e inovações instalado em Paulínia (SP), que atua em rede com os demais 20 centros de pesquisas mundiais da empresa. 

 No local, a empresa implantou recentemente um laboratório de desenvolvimento de aplicações específicas para petróleo e gás, além de um laboratório de biotecnologia industrial, cuja missão é pesquisar novas moléculas a partir de biomassa vegetal e sua transformação em produtos para os diversos mercados de atuação da Solvay.

<<AnteriorPróxima>>